Com o apoio de 70 entidades, iniciativa contará com uma programação que inclui ações em favelas. Objetivo é chamar atenção da sociedade para consequências negativas da proposta legislativa

A campanha Pacote Anticrime: Uma Solução Fake será lançada no Rio de Janeiro nesta terça-feira (2/7) em uma audiência com a sociedade civil que será realizada na sede da Defensoria Pública do Estado (DPRJ). A iniciativa, que conta com o apoio de mais de 70 entidades de todo o país, tem como objetivo chamar a atenção da população para as consequências negativas de dois projetos de autoria do Ministério da Justiça e Segurança Pública que estão sendo analisados pelo Congresso Nacional. 

Batizado de Pacote Anticrime, os projetos de Lei 882 e 1.864 de 2019, em tramitação na Câmara e no Senado, respectivamente, preveem uma série de medidas inconstitucionais, que podem prejudicar o direito que todo cidadão tem de se defender ao responder um processo penal. A aprovação das propostas poderá ter como consequência o aumento da população carcerária, da violência urbana e da insegurança, justamente por não atacar as raízes do problema. 

O lançamento na DPRJ contará com a participação da segunda subdefensora pública-geral da DPRJ, Paloma Lamego; da desembargadora federal e integrante da Associação de Juízes pela Democracia, Simone Schreiber; da pesquisadora do Instituto de Estudos da Religião (ISER), Renata Neder; e da mãe do menino Marcos Vinícius, morto em 2018 durante uma operação das forças de segurança na Maré, Bruna Silva. 

A campanha Pacote Anticrime: Uma Solução Fake já foi lançada em Brasília e em São Paulo. No Rio, a iniciativa contará com uma série de ações que serão realizadas até a próxima sexta (5). Confira abaixo a programação. Confira aqui todas as entidades que apoiam a iniciativa. 

Programação da campanha Uma Solução Fake:

Terça-feira, dia 2:
7h: Amanhecer das favelas contra o Pacote
10h: Lançamento da campanha no auditório da Defensoria Pública do Rio, na Avenida Marechal Câmara, 314, Centro.
17h30: Plenária da Frente Estadual pelo Desencarceramento com Roda de Conversa sobre o Pacote AntiCrime, na sede do CRESS-RJ. Detalhes no link http://twixar.me/Bnf1.  

Quarta-feira, dia 3:
10h: Ato na Frente do Fórum em apoio aos familiares de vítimas da Chacina de Costa Barros.
13h: Júri da Chacina de Costa Barros.

Quinta-feira, dia 4:
16h: Aula Pública sobre o Pacote Anticrime, na Cinelândia.

Quinta-feira, dia 5:
14h: 2 Anos do Fórum Basta de Violência: Outra Maré é possível, na Divisa da Maré.
 



VOLTAR