Projeto é fruto de parceria entre a DPRJ e a DPU


Agentes civis, policiais militares e assistentes sociais da “Operação Segurança Presente” passarão por capacitação feita pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e pela Defensoria Pública da União (DPU). O tema será “Abordagem Qualificada”, em especial para pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social.

A parceria foi firmada durante reunião realizada na Secretaria de Estado de Governo e Relações Institucionais (Segov/RJ), que contou com a participação do defensor público federal Thales Arcoverde Treiger, da defensora pública estadual Carla Beatriz Nunes Maia, do superintendente das Operações da Segov major PM Carlos Eduardo Falconi, da subcoordenadora administrativa da Operação Segurança Presente capitão Silvia Barbosa e da analista de Políticas Sociais Paloma Morais Correa.

A defensora pública Carla Beatriz destacou o ineditismo da ação. “De uma forma inédita no Brasil, estamos integrados para garantir respeito à população em situação de rua. Agora, surge a oportunidade de avanços nesse processo. A proposta é que os defensores façam capacitação com o efetivo e as assistentes sociais. Além disso, faremos um Termo de Cooperação para institucionalizar a parceria”, adiantou a defensora pública estadual.

“A educação em direitos é função institucional da Defensoria Pública e a capacitação dos agentes estatais, que lidam diariamente com a população hipervulnerável, é de suma relevância. Talvez não exista população mais vulnerável do que a formada pelas pessoas em situação de rua”, afirmou o defensor público federal Thales Treiger, reforçando a importância desta capacitação.

Segundo o secretário da Segov/RJ Gutemberg Fonseca, "o ‘Segurança Presente’ vai além do policiamento. É um programa que também contempla o resgate da cidadania. Nossas assistentes sociais já realizaram mais de 120 mil atendimentos. Estamos muito felizes em firmar essa parceria com a Defensoria Pública do Estado e da União, porque essa capacitação vai qualificar ainda mais os nossos profissionais, incluindo os policiais que já fazem uma abordagem cidadã".



VOLTAR