Nova sede da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ)
foi inaugurada, nesta sexta-feira (12), em Barra do Piraí

 

Nessa sexta-feira (12), a Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) inaugurou uma nova sede em Barra do Piraí. O novo espaço, localizado na rua José Alves Pimenta, n. 1221, no bairro Matadouro, é maior que o anterior e é mais próximo ao fórum e a delegacia da cidade. Segundo o defensor público-geral, Rodrigo Pacheco, a parceria entre as instituições públicas é fundamental principalmente no interior.

– Nossa diretriz é fortalecer a Defensora no interior, porque sabemos que é uma das regiões mais afetadas com a crise econômica do estado e muitas vezes esquecida. Que esse novo espaço possa não só atender a população mais vulnerável, mas que também possa promover encontros para a educação em direitos – afirmou Rodrigo Pacheco.

– Ter um espaço acolhedor é fundamental para um atendimento humanizado. Ainda mais em tempos tão difíceis, poder oferecer um primeiro atendimento de qualidade, com ar condicionado, banheiros acessíveis, é muito importante – ressaltou o secretário de infraestrutura, defensor Alexandre Romo.

Na nova sede funcionará o núcleo de primeiro atendimento da DPRJ e os órgãos de atuação da instituição junto às varas cível, criminal, de família, da infância e juventude e dos idosos. O local também concentrará o atendimento dos assistidos junto ao juizado da violência doméstica, juizado especial cível e do juizado da fazenda pública. O espaço conta ainda com rampas de acessibilidade, sala de mediação e um auditório, onde poderão ser promovidos cursos de formação da cidadania.

– A nova estrutura permite um atendimento mais rápido, com o aumento das salas e do número de computadores. Atuo na região há 15 anos e fico muito feliz com esse avanço, pela instituição oferecer um espaço à altura da qualidade dos nossos serviços e também dos nossos assistidos – disse o defensor público Leonardo Acioly.

Também estiveram presentes o prefeito de Barra do Piraí, Mário Reis Esteves; uma representante da Unifoa, Carolina Gama; o presidente da OAB de Barra do Piraí, Christopher Taranto; e o delegado titular da 88º DP (Barra do Piraí), Wellington Pereira Vieira.

Texto e fotos: Jaqueline Banai

Clique aqui e veja mais fotos da inauguração.



VOLTAR