Terceira edição do ano da iniciativa da DPRJ e da Secretaria Estadual
de Educação (Seeduc) será realizada para educadores
da Regional Metropolitana IV

 

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) realiza com a Secretaria estadual de Educação (Seeduc), na sexta-feira (9), a terceira edição do ano do projeto “Defensoria Cumprindo o Seu Papel na Educação: dialogando sobre prevenção de conflitos” nas escolas da rede. Com o objetivo de empoderar e valorizar os gestores da área e de assim buscar uma transformação positiva no ambiente escolar, a iniciativa dessa vez acontece em Campo Grande para profissionais em atividade nas unidades da Regional Metropolitana IV.

Lançado em maio na rede estadual de Niterói e da Região Oceânica e já realizado em São Gonçalo e Itaboraí, o projeto chega à Zona Oeste para dialogar sobre prevenção de conflitos a partir de debates que serão realizados, das 8h30 às 16h, no Instituto de Educação Sarah Kubitschek (Av. Manuel Caldeira de Alvarenga Rasilândia 1203, em Campo Grande). Além de prevenção e transformação de conflitos, serão abordados com diretores(as), coordenadores(as) e orientadores(as) pedagógicos das unidades assuntos como violência contra a mulher, conflitos nas relações familiares e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Iniciado com café da manhã de boas-vindas e apresentação cultural do Grupo de Dança do Ciep 305 (Heitor dos Prazeres), o encontro contará na mesa de abertura com a presença da chefe de gabinete da DPRJ e coordenadora de Programas Institucionais, Carolina Anastácio; do coordenador de Gestão Intersetorial da Seeduc, Charles Castro; da diretora de Capacitação do Centro de Estudos Jurídicos da Defensoria (Cejur) Adriana Britto; e da coordenadora dos Direitos da Infância e Juventude da DPRJ, Lara Alondra; além da subouvidora-geral, Karina Jasmin; da subsecretária de Gestão de Ensino, Cláudia Raybolt; da diretora regional Pedagógica, Cláudia Saad Ferreira, e da diretora-geral da escola, Dayse Cardoso.

Prevenção de conflitos será o tema da primeira palestra

A primeira mesa de debates terá como tema “Prevenção e Transformação de Conflitos” e contará com a participação da coordenadora de mediação da DPRJ, Christiane Serra; da subcoordenadora de Mediação, Júlia Luz; e do defensor público Daniel França. A mediação da mesa será realizada por Charles Castro.

Em seguida, a coordenadora de Defesa dos Direitos da Mulher, Flávia Nascimento, vai falar sobre violência contra a mulher e, depois, haverá debate sobre conflitos nas relações familiares e sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) com a defensora pública Maria Carmen de Sá, atuante na Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da DPRJ (Cdedica); e com a defensora pública titular do Núcleo de Família de Bangu, Fabiana Leite Sales. O diretor-geral do Colégio Estadual Professora Vilma Atanázio, Peterson Soares da Silva, vai mediar a mesa.

Serviço:

Evento: 3ª edição do ano do projeto “Defensoria Cumprindo Seu Papel na Educação: dialogando sobre prevenção de conflitos nas escolas”.
Data: 09/08/2019 (sexta-feira).

Hora: 8h30 às 16h.

Endereço: Instituto de Educação Sarah Kubtischek (Avenida Manuel Caldeira de Alvarenga Rasilândia 1203, em Campo Grande).

Texto: Bruno Cunha



VOLTAR