Políticas públicas de enfrentamento às várias formas de violências contra as mulheres será o tema da aula inaugural da 2º edição do Curso de Formação de Defensoras Públicas que vai acontecer nesta sexta-feira (2), de 13h30 às 16h30, na sede da Defensoria, na Av. Marechal Câmara 314, Centro, RJ. 

Para debater o assunto, a mesa de abertura contará com a participação do defensor-público geral do Estado do Rio de Janeiro Rodrigo Pacheco; a diretora de capacitação do cejur Adriana Britto; a defensora pública e coordenadora de defesa dos direitos da mulher Flávia Nascimento; a diretora presidente Mária de Fátima Dourado; a historiadora e doutora em serviço social pela PUC-RIO Luciana Medeiros; a professora de artes visuais e de educação básica do Rio de Janeiro e Duque de Caxias Marê Travassos; e a mestre em serviço social e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Geografia Regional da África e da Diáspora Silvia Cristina.

O principal objetivo do Defensoras Populares é possibilitar que a defensoria se aproxime da população, em especial as mulheres periféricas, além de promover a educação em direitos e a discussão sobre assuntos relacionados à realidade da mulher na sociedade brasileira.  Para a defensora pública e subcoordenadora de Defesa dos Direitos da Mulher, defensora Matilde Alonso, a proposta da Defensoria não é trabalhar em cima de leis, mas sim com a demanda que essas mulheres apresentam.

– O projeto nada mais é do que um debate de mulher para mulher, onde essas mulheres possam ter o seu lugar de fala e se sintam confortáveis para colocarem as suas questões e necessidades em pauta – afirmou.

Mais de 50 mulheres se inscreveram para participar dos encontros, onde serão debatidas questões relacionadas à saúde da mulher, gênero e diversidade sexual,  aspectos étnico-racial do movimento de mulheres, questões sobre direitos civis e até mesmo as questões das mulheres em cárcere.



VOLTAR