Audiência Pública de abertura já contou com algumas apresentações de candidaturas
Audiência Pública de abertura já contou com algumas apresentações de candidaturas

 

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) deu início hoje (13) ao processo de escolha do ouvidor(a)-geral para o biênio 2020-2021. A abertura oficial deu-se por meio de uma audiência pública presidida pela Administração Superior e contando com a presença de diversas entidades da sociedade civil. Dentre elas, o Instituto de Cultura e Consciência Negra Nelson Mandela, o Movimento de Favelas RJ e o Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do Rio de Janeiro (MEPCT/RJ).

Durante a audiência foi debatida a necessidade do ouvidor(a)-geral vir de um ambiente externo ao da Defensoria Pública, assim como a importância da Ouvidoria e a pluralidade de diálogos que ela pode promover. 

O defensor público-geral Rodrigo Pacheco esteve presente na audiência e destacou alguns feitos que atestam a importância da Ouvidoria para a Defensoria Pública.

– A Ouvidoria conseguir que 100 defensores públicos saíssem dos seus gabinetes para irem dialogar com a sociedade civil dentro das favelas tem um impacto incontestável no trabalho da Defensoria – destacou.

Também foi discutido e explicado todo o processo de escolha e algumas candidaturas já foram apresentadas, além do interesse de participação do colégio eleitoral. Lembrando que é possível se inscrever até o dia 26. A eleição para a composição da lista tríplice será realizada, em reunião pública, no dia 18 de outubro na sede da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. A eleição pelo Conselho Superior está prevista para acontecer no dia 29 de novembro.

– Tomara que a gente consiga continuar construindo uma Ouvidoria mais democrática que transformou essa instituição – finalizou o defensor público-geral.

 

Texto: Julliana Reis



VOLTAR