Projeto da instituição reuniu educadores da Regional Metropolitana VII
para debate sobre prevenção de conflitos nas escolas

 

O comportamento depressivo geralmente relacionado a questões familiares na vida pessoal do aluno preocupa bastante educadores atuantes na Regional Metropolitana VII que, nesta sexta-feira (20), discutiram problemas como esse em nova edição do projeto “Defensoria Pública Cumprindo Seu Papel na Educação”. De iniciativa da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seeduc), o projeto voltado ao diálogo sobre resolução de conflitos no ambiente escolar esteve em Mesquita, na Baixada Fluminense, reunindo profissionais da área também com o objetivo de promover a educação em direitos.

Iniciado às 8h30 com a presença de aproximadamente 80 educadores atuantes em escolas de Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti e Belford Roxo, o projeto com edição realizada no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco levou a diretores, coordenadores e orientadores pedagógicos conhecimentos sobre prevenção e transformação de conflitos e sobre direitos relacionados à área de Família, da Mulher e da Criança e do Adolescente. Para Cecília da Conceição Nascimento Vieira da Cunha, diretora da unidade escolar que sediou o evento, foi uma ótima oportunidade para ouvir e compartilhar experiências.

– A interação entre os profissionais presentes no projeto dá a todos uma base muito importante no sentido de compartilhar atuações e conhecer novas experiências, além de proporcionar a ampliação do conhecimento em relação ao Direito. Casos de depressão e bullying têm sido mais comuns no ambiente escolar e o comportamento do aluno muitas vezes indica isso em relação às faltas, ao baixo rendimento e à tendência ao isolamento. O diálogo é o caminho – destaca Cecília.

Iniciado com apresentação do espetáculo “O caminho da superação” pelo grupo de teatro Tripitaka, o evento foi aberto em seguida pela chefe de gabinete da Defensoria, Carolina Anastácio; pela subouvidora-geral, Karina Jasmin; pelo coordenador de Gestão Intersetorial da Seeduc, Charles Castro; e pela subsecretária de Gestão de Ensino, Cláudia Raybolt. Também estiveram na mesa de abertura a coordenadora pedagógica regional, Patricia Alexandre de Menezes; a defensora pública titular do Núcleo de Família de São João de Meriti, Sabrina Azevedo Castro de Carvalho; a diretora da unidade, Cecília da Conceição; e o coordenador de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rodrigo Azambuja.

– A possibilidade de trocar experiências com educadores contribui para a redução da violência no ambiente escolar uma vez que, apropriando-se de conceitos jurídicos, os profissionais estarão em melhor posição para mediação e solução de conflitos. Tratando-se de diretores, coordenadores e orientadores, a expectativa é de que sejam agentes multiplicadores dos conhecimentos obtidos, contribuindo para a pacificação e a garantia de direitos – ressaltou Azambuja.

Com o tema “Prevenção e Transformação de Conflitos” e com mediação da professora Gisela de Jesus Barros, a primeira palestra foi apresentada pela coordenadora de Mediação da DPRJ, Christiane Serra; pela subcoordenadora de Mediação, Julia Luz; e pelo defensor público da 2ª Vara de Família de Santa Cruz, Daniel França. Em seguida, a defensora Sabrina Castro falou sobre “Conflitos nas Relações Familiares” em mesa mediada pela professora Mara Lúcia Leal.

– É muito importante conversar com os educadores sobre garantia de direitos como, por exemplo, a necessidade da regularização da guarda de crianças e do acesso à documentação básica. O diálogo com os profissionais da Educação amplia o debate e resulta na transformação de conflitos no ambiente escolar – observa a defensora pública Sabrina Castro, idealizadora do projeto “Defensoria Cumprindo Seu Papel na Educação”.

À tarde foi realizada mesa de debates sobre violência contra a mulher e sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente pela coordenadora de Defesa dos Direitos da Mulher, Flávia Nascimento, e pela defensora pública Maria Carmen de Sá, atuante na Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Defensoria (Cdedica). A mesa foi mediada por Charles Castro.

O projeto “Defensoria Cumprindo Seu Papel na Educação” conta com apoio do Centro de Estudos Jurídicos da Defensoria (Cejur) e da Fundação Escola Superior da DPRJ (Fesudeperj).

Texto: Bruno Cunha

 

O grupo de teatro Tripitaka abriu o encontro com a apresentação
do espetáculo "O caminho da superação"

 

Em seguida, os debates foram iniciados por defensores(as), pela
equipe da Seeduc e por educadores(as)

 



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