O 4º encontro “Quartas com a Defensoria” (18.09) foi realizado em Itaperuna, noroeste Fluminense, no centro universitário Uniredentor. O projeto da Defensoria Pública do Rio de Janeiro tem como objetivo promover uma aproximação com as regiões do interior do estado, realizando palestras sobre temas relevantes na educação em direitos. O tema dessa edição foi a atuação da Defensoria Pública na defesa da criança e do adolescente.

– Conseguimos montar uma mesa de expositores onde eles puderam trazer suas atuações frente à proteção de direitos, tão importantes, e da vulnerabilidade dos envolvidos. Diversidade de abordagem, visão da rede de trabalho frente às crianças e adolescente e muitas informações para os alunos e membros da sociedade civil que prestigiaram evento – destacou a coordenadora-geral do interior e da baixada fluminense, defensora Luciene Torres, que compôs a mesa de abertura. Também participaram o defensor público-geral, Rodrigo Pacheco, a coordenadora da 7ª região, defensora Valéria de Rezende Garcia; e o procurador da república, professor e coordenador acadêmico do curso de direito da faculdade Uniredentor, Cláudio Chequer.

A palestra, que teve como tema "A Defensoria Pública e a atuação na defesa da Criança e do Adolescente, foi ministrada pela coordenadora da Coordenadoria dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDEDICA), defensora Beatriz Cunha, e a integrante do Mecanismo para Prevenção e Combate à Tortura (MEPCT/RJ) Patrícia Oliveira.
 
Encontro Regional área 7

O projeto também proporciona um encontro com os defensores da área e a administração. Estiveram presentes os 11 defensores titulares da região 7, que receberam um panorama orçamentário da Defensoria Pública, de suas receitas e gastos. Também conheceram os projetos e as novidades que estão por vir para ampliar os recursos tecnológicos; além de ouvirem do defensor público-geral, Rodrigo Pacheco, que a Defensoria está atenta ao cenário político e financeiro do Estado, fazendo-se presente e reafirmando o nosso compromisso com a garantia dos Direitos Humanos.

De acordo com a coordenadora Regional, defensora Valeria de Rezende Rodrigues Brum Garcia, o evento foi de fundamental importância para o fortalecimento da Instituição, s Defensores se sentiram prestigiados e manifestaram confiança nos caminhos escolhidos pela chefia. 

– A região 7 está muito bem atendida, em relação às estruturas dos órgãos de atuação e do quadro de funcionários. A administração atual da Defensoria, está no caminho certo, buscando melhorias para a classe – disse a coordenadora.

Veja as fotos no nosso Flickr!

 

Texto: Jaqueline Banai



VOLTAR