Nudecon e Unimed assinam aditivo a Termo de Cooperação


O Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) assinou, nesta segunda-feira (23), mais um aditivo a Termo de Cooperação firmado com operadora de plano de saúde, estendendo a possibilidade de acordo extrajudicial aos Plantões Judiciários noturnos e de fim de semana e feriados.  A exemplo do que já havia sido acordado com a Bradesco Saúde, a partir de agora também os casos envolvendo a Unimed-Rio fora do expediente judiciário contam com um canal 24 horas, exclusivo para defensoras e defensores públicos de todo o estado. 

A Unimed se compromete a sempre responder as demandas, por telefone ou por escrito, comunicando se há possibilidade de solução extrajudicial do conflito. Em caso negativo, a operadora deverá apresentar justificativa.  As respostas devem ser dadas em até três horas para situações de urgência e emergência, e em até três dias úteis nos demais casos. 

O aditivo, assinado pela coordenadora do Nudecon, Patricia Cardoso, e pelo presidente da Unimed-Rio Cooperativa de Trabalho Médico do Rio de Janeiro Ltda, Antonio Romeu Scofano Junior, prevê que “o defensor público tem faculdade de se utilizar do presente canal de solução extrajudicial do conflito, podendo, caso entenda necessário e adequado, ajuizar diretamente a ação cabível junto ao Poder Judiciário”.


Visita

Também na segunda-feira, o Nudecon recebeu a visita de representantes da Defensoria Pública do Acre. O defensor público Rodrigo Almeida Chaves e o assessor jurídico Keliton Leiva Alves Duarte conheceram de perto o trabalho do núcleo da Defensoria do Rio, com intuito de reproduzir as boas práticas do órgão.  Participaram da reunião com os visitantes a coordenadora Patricia Cardoso, os subcoordenadores Eduardo Tostes e Thiago Basílio e a defensora Flavia Barbosa.

Defensores do Nudecon receberam defensor e servidor do Acre

 

— Nesse encontro com a Defensoria do Acre, conversamos bastante sobre a experiência do Nudecon no atendimento a superendividados, nos acordos extrajudiciais em caso de grandes acidentes envolvendo concessionárias de serviços públicos e ainda na abertura de canais de comunicação com operadoras de planos de saúde e instituições financeiras — explicou Patricia Cardoso.
 



VOLTAR