Solenidade reafirma o compromisso dos 24 aprovados no XXVI Concurso
da Carreira com a população vulnerável do
Estado e os movimentos sociais

 

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) realiza, nesta sexta-feira (27), a primeira posse popular para novos(as) defensores(as) em iniciativa inédita que reafirma o compromisso dos membros da carreira com a população vulnerável do Estado e os movimentos sociais. Em juramento preparado especialmente para a ocasião, os 24 aprovados no XXVI Concurso para Ingresso na Classe Inicial da Carreira reforçam o comprometimento de uma atuação voltada à garantia de direitos na solenidade a ser realizada no Complexo de Favelas da Maré, o maior do Rio de Janeiro, com 16 comunidades e 140 mil habitantes.

Com início às 15h no Centro de Artes da Maré (Rua Bittencourt Sampaio 181, Nova Holanda), a posse popular representa para os(as) novos(as) defensores(as) a responsabilidade do exercício do cargo visando a cidadania plena e a promoção dos direitos individuais e coletivos, além da diversidade e da liberdade como regra. Entre outros pontos importantes previstos na cerimônia, será ressaltada a importância do atendimento respeitoso e acolhedor na Defensoria e o de permanência de uma instituição aberta e articulada com a sociedade civil.

– É com grande alegria que realizamos a primeira posse popular na Maré. Além de toda simbologia da comunidade, a solenidade tem a finalidade maior de aproximar os(as) novos(as) integrantes da carreira da Defensoria Pública com as pessoas mais vulneráveis do nosso Estado. Busca-se, com isso, que os(as) novos(as) defensores(as) assumam o compromisso de serem verdadeiros agentes de transformação social – destaca a chefe de gabinete e coordenadora de Programas Institucionais da DPRJ, Carolina Anastácio.

Defensores foram oficialmente empossados há um mês

Os 24 aprovados no concurso para a carreira da Defensoria Pública foram oficialmente empossados no cargo há exatamente um mês (no dia 27 de agosto) pelo defensor-geral do Rio de Janeiro, Rodrigo Baptista Pacheco, e o governador Wilson Witzel. Após um ano de avaliações aplicadas em sete fases de prova, os(as) novos(as) defensores(as) tomaram posse em solenidade realizada na Sala Cecília Meireles e, já no dia seguinte, iniciaram o curso de formação cuja primeira fase será encerrada com a posse popular desta sexta-feira (27).

No primeiro mês, foram realizadas atividades como debates e conversas na sede da DPRJ e visitas a presídios, hospitais, abrigos e às comunidades por meio do projeto Circuito Favelas por Direitos. Elaborado pela Coordenação de Programas Institucionais (COGPI) e pelo Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), o curso terá a duração de três anos e compreende o período do estágio probatório.

Em outubro será iniciada a monitoria dos órgãos de atuação para que os(as) novos(as) defensores(as) assumam efetivamente os órgãos em novembro. A partir desse mês, haverá um encontro mensal com os(as) aprovados(as) no primeiro ano, além de encontros bimestrais no segundo e trimestrais no terceiro.

Serviço:

Evento: Posse Popular de Defensoras e Defensores Públicos do XXVI Concurso na Maré
Data: 27/09/2019
Hora: 15h
Local: Centro de Artes da Maré (Rua Bittencourt Sampaio 181, Nova Holanda – Maré).

Texto: Bruno Cunha



VOLTAR