A Defensoria Pública inaugura no próximo dia 30, às 11h, as novas instalações do Núcleo de Primeiro Atendimento de Família e de Infância, Juventude e Idoso, de Niterói, que passou por reformas para garantir mais conforto aos cerca de 200 usuários dos serviços da instituição assistidos no local a cada semana, à defensora titular, Simone de Barros Gusmão, aos servidores e aos estagiários. O espaço de 115 metros quadrados foi remodelado, pintado e ganhou móveis novos e paredes no lugar de divisórias. 

— É uma satisfação receber uma área totalmente renovada justamente no ano em que comemoro 30 anos como defensora pública, dos quais 20 à frente do mesmo órgão — explica.

O núcleo funciona há cerca de 15 anos, na Praça Fonseca Ramos, s/nº, 4º andar, no Terminal Rodoviário Roberto Silveira, no Centro de Niterói.  O local foi entregue à Defensoria pelo Governo do Estado, por meio de termo de cessão gratuita, assinado em 2011.  A defensora Simone lembra que ao se mudar para o endereço, antes mesmo da formalização da cessão do andar, houve um curto período durante o qual o Núcleo de Primeiro Atendimento foi o único espaço ocupado em todo o prédio, que hoje abriga vários órgãos estaduais e municipais.  

O Núcleo de Primeiro Atendimento de Família e de Infância, Juventude e Idoso da comarca de Niterói dedica as terças e quintas-feiras para o primeiro atendimento, recebendo quem busca orientação jurídica e precisa dar entrada em ação judicial. São cerca de 70 atendimentos por dia, a grande maioria relativa a alimentos, guarda e divórcio. Às segundas e quartas-feiras, a defensora realiza sessões de conciliação previamente agendadas, cerca de 30 por semana.  Além da área em que já funciona o órgão, a Defensoria passa a contar também com uma sala contígua, de 14 metros quadrados, para onde a defensora Simone pretende, no futuro, transferir as conciliações. 

A inauguração das instalações reformadas do núcleo contará com a presença do defensor público-geral, Rodrigo Pacheco.



VOLTAR