Defensor-geral do Rio, Rodrigo Pacheco, falou sobre a importância da comunicação
para a litigância estratégica durante XIV Congresso de Defensoras e Defensores Públicos,
que aconteceu no Teatro Riachuelo, no Rio de Janeiro

 

“Os caminhos para uma nova Defensoria Pública: incidência política, novas tecnologias e produção de dados e de informação” foi tema do painel Desafios do XIV Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Conadep). A palestra, que aconteceu na sexta-feira, 15 de novembro, teve como foco a discussão sobre as mudanças e quais os caminhos que a Defensoria Pública deve seguir para o modelo de acesso à Justiça. 

O defensor público-geral do Rio de Janeiro, Rodrigo Pacheco, que participou do painel Desafios, trouxe a experiência fluminense sobre a produção de dados e a comunicação. Para ele, a comunicação é um poderoso instrumento para a litigância estratégica, visibilidade institucional, educação em direitos e para o fortalecimento institucional. 

— O trabalho estratégico de comunicação reflete na forma como a sociedade, governo, parlamento e judiciário percebem a Defensoria. Uma instituição forte requer uma imagem igualdade forte — afirmou.
 
O surgimento de máquinas, a aplicação de pesquisa, a análise de dados para planejamento da atuação, o impacto do uso dos robôs, a realização de advocacy e a litigância estratégica foram alguns dos pontos ressaltados no debate.  

O painel também contou com a participação da defensora pública e ex-vice-presidente institucional da Anadep, Marta Zanchi; e do defensor público de Rondônia, José Alberto Machado.  O defensor público do Mato Grosso do Sul foi o presidente de mesa e a relatoria ficou com Camila Rezende Silveira Datas.

O XIV Congresso Nacional de Defensores Públicos (Conadep) aconteceu entre os dias 12 e 15 de novembro, no Rio de Janeiro. Promovido pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Adperj), com apoio da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ), Colégio Nacional do Defensores Públicos Gerais (Condege), Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil (Enadep). O encontro contou também com o patrocínio da Fundação Escola Superior de Defensoria Pública (Fesudeperj), do Centro de Estudos Jurídicos da DPRJ, da Unimed Rio, Bancoob, Sicoob, Editora Lumen Juris, Editira D´Plácidoe e Vida emergência médicas.


Fonte: Ascom-Anadep



VOLTAR