Representantes do sistema judiciário britânico estiveram na sede da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ), na última quarta-feira (27), para uma reunião com defensores públicos. O objetivo do encontro foi apresentar o funcionamento da Defensoria Pública e as características do sistema de justiça brasileiro. O Defensor Público Diogo Esteves, que esteve presente na reunião, ressaltou a importância do diálogo com os magistrados.

— A reunião foi importante para apresentar o trabalho da Defensoria Pública do Rio e o modelo público brasileiro de assistência jurídica integral e gratuita que é ofertado à população mais vulnerável — afirma Esteves.

Participaram da reunião a juíza da Court of Appeal of England and Wales Nicola Davies; o juiz da High Court of England and Wales Robin Knowles; e a Assessora de Relações Internacionais do Judiciário inglês Grace Karras. Na ocasião, a magistrada inglesa Nicola Davies mencionou alguns problemas enfrentados pelo sistema de justiça britânico. Segundo ela, os desafios de acesso à justiça, principalmente nas regiões rurais, acontecem em razão da ausência de uma instituição de assistência jurídica com uma abrangência tão ampla quanto a atuação da Defensoria Pública do Rio.  

Durante o encontro, os defensores apresentaram as iniciativas da instituição para garantir o acesso à justiça e as atividades que fortalecem a educação em direitos junto às camadas mais vulneráveis da população fluminense. Além do Defensor Público Diogo Esteves, estiveram presentes a Subdefensora Pública-Geral Paloma Lamego, o ex-Defensor Público-Geral André Castro e o Subcorregedor Geral Franklyn Roger.



VOLTAR