Guilherme Pimentel Spreafico Braga foi escolhido pelo Conselho Superior
após votação de lista tríplice pela sociedade civil

 

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) realiza, nesta sexta-feira (6), a cerimônia de posse do novo ouvidor-geral externo da instituição eleito para o biênio 2020/2021. Atuante na defesa dos Direitos Humanos e na democratização do acesso à Justiça, Guilherme Pimentel Spreafico Braga foi o candidato mais votado por organizações da sociedade civil para a formação da lista tríplice submetida à escolha do Conselho Superior. Ele assume o cargo após quatro anos de mandato de Pedro Daniel Strozenberg, o primeiro ouvidor externo da DPRJ.

Escolhido para o cargo em sessão do Conselho Superior realizada na sexta-feira (29), Pimentel será o segundo ouvidor da Defensoria a conduzir o órgão dentro do modelo de Ouvidoria Externa estabelecido pela Lei Nacional 132/2009 e implementado em 2016 na DPRJ. A lei confere a chefia da Ouvidoria a pessoas não integrantes da carreira indicadas em lista tríplice pela sociedade civil e escolhidas pelo Conselho. 

Realizada em 18 de outubro na sede da DPRJ, a eleição para a formação da lista tríplice contou com a participação de entidades e associações da sociedade civil organizada e, em 22 de novembro, com debate entre os candidatos sobre a plataforma de gestão da Ouvidoria Externa para os próximos dois anos. Também concorreram à vaga a militante de Direitos Humanos Patrícia de Oliveira e o advogado Reinaldo de Jesus.

Serviço:

Evento: Posse do novo ouvidor-geral externo da DPRJ
Data: 06/12/2019 (sexta-feira)
Hora: 17h
Local: Auditório da Sede da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro – DPRJ (Avenida Marechal Câmara 314 – 2º andar, no Centro do Rio).

Texto: Bruno Cunha



VOLTAR