A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ), em parceria com o município de Duas Barras, no interior do estado, realizou, na última segunda-feira (16), a quarta edição do  Concurso de Redação da Defensoria Pública. O evento aconteceu no Centro Social João XXIII, no centro de Duas Barras, e premiou seis alunos do ensino fundamental da rede pública de ensino do município. O defensor público Marcelo Carleto, que atua na região, acredita que a iniciativa é uma ferramenta importante para dialogar com os estudantes do município.

— Além de estimular as habilidades de interpretação e produção textual, o concurso é uma forma de dar voz aos alunos e de conhecer suas necessidades e perspectivas sobre o mundo — afirma Carleto.

Neste ano, o tema do concurso foi “Violência na Escola” e contou com a participação de aproximadamente 400 alunos da rede municipal de Duas Barras. Desde abril, os estudantes participaram de debates e oficinas de redação e puderam ter contato com diversos aspectos relacionados ao tema. O concurso premiou os estudantes na categoria 6º e 7º ano  e na categoria 8º e 9º ano do ensino fundamental. 

 

Os vencedores foram agraciados com um troféu e com os livros “A Droga da Obediência” e “A Droga da Amizade”, do escritor brasileiro Pedro Bandeira.
Os vencedores foram agraciados com um troféu e com os livros “A Droga da Obediência” e “A Droga da Amizade”, do escritor brasileiro Pedro Bandeira.

 

Os vencedores foram agraciados com um troféu e com os livros “A Droga da Obediência” e “A Droga da Amizade”, do escritor brasileiro Pedro Bandeira. As obras foram indicadas pela Secretaria de Educação do município. Os primeiros colocados nas duas categorias também ganharam um tablet disponibilizado pela Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Adperj). Além disso, dois competidores foram premiados com um notebook e seis meses de internet de fibra ótica disponibilizada em parceria com a empresa Brasil Net, que presta serviços banda larga na região.

Além do defensor público Marcelo Carleton, participaram da cerimônia de premiação, o defensor público-geral Rodrigo Pacheco; a presidente da Adperj Juliana Lintz; o 1º subdefensor público-geral, Marcelo Leão, a defensora pública Luciene Torres; o defensor público Marcelo Galliez; a secretária de governo, Albertina das Graças Gomes; e a secretária municipal de educação de e Fernanda Pinto Fernandes.



VOLTAR