Comunicação



02/09/2015

STJ estende aos herdeiros presunção de paternidade

A Coordenadoria Cível comunica aos defensores públicos decisão do STJ que estende aos herdeiros presunção de paternidade diante da recusa do exame de DNA. Conforme explicou o ministro Villas Bôas Cueva, na ação de paternidade posterior à morte, a legitimidade passiva recai sobre os herdeiros ou sucessores do falecido

LEIA MAIS

01/09/2015

Nova logo disponível no site

A Administração Superior avisa que já está disponível para os defensores públicos o novo logotipo da Defensoria Pública. Para acessar, basta fazer o caminho a seguir: Portal DPGE -> Acesso Restrito -> Processo Eletrônico. Informamos ainda que na data de hoje, 01 de setembro, foi alterada a imagem nos computadores dos órgãos para dar conhecimento do logo a todos os defensores, funcionários e estagiários.

LEIA MAIS

01/09/2015

Abertas inscrições para grupo de trabalho de propostas de atuação coletiva da Defensoria

O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR COMUNICA aos Exmos. Srs. Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro que estará aberto, de 01 de setembro de 2015 a 15 de setembro de 2015, o período de inscrições para os interessados em integrar o grupo de trabalho destinado à apresentação de propostas do modelo de atuação coletiva da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, conforme decisão do Conselho Superior no processo no E-20/001/1398/2014.

LEIA MAIS

01/09/2015

Administração Superior agradece a Helena Hespanhol e Vívian Baptista pelo trabalho no Nuspen

A Administração Superior agradece o trabalho e a dedicação das defensoras públicas Helena Hespanhol e Vívian Baptista à frente do Núcleo de Sistema Penitenciário (Nuspen). Elas se afastam por motivos pessoais.

LEIA MAIS

01/09/2015

Defensoria do Rio vai assistir famílias que tiveram os imóveis leiloados, sem aviso prévio, por banco

A Defensoria Pública do Rio vai atuar junto a cerca de 70 famílias cujos imóveis financiados foram à leilão sem aviso prévio, em sua maioria, no bairro Valverde, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Ao tomar ciência da situação dos moradores, defensores públicos reuniram-se com eles por duas vezes para analisar caso a caso e adotar as medidas judiciais cabíveis em cada situação, o que poderá ocorrer através de procedimento coletivo ou individual.

LEIA MAIS

01/09/2015

Coordenador do Nuth participa de reuniões de comissão do Condege em Brasília

O coordenador do Núcleo de Terras e Habitação (Nuth) da Defensoria Pública do Rio, João Helvecio de Carvalho, participou do encontro promovido pela Comissão Especial do Direito Social à Moradia e Questões Fundiárias do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege). A reunião aconteceu na quinta (27) e na sexta (28), em Brasília, com o objetivo de debater temas da mais alta relevância da matéria no país.

LEIA MAIS

31/08/2015

Nudiversis apresenta modelo interdisciplinar durante Congresso Nacional em São Paulo

​A coordenadora do Núcleo de Defesa da Diversidade Sexual e Direitos Homoafetivos (Nudiversis), defensora pública Lívia Casseres, participou no dia 14 de agosto do 1º Congresso Brasileiro de Atuação Interdisciplinar nas Defensorias Públicas, em São Paulo, com o tema “Múltiplos olhares revisitando o fazer jurídico”.

LEIA MAIS

31/08/2015

Igualdade é tema de discussão em painel do Seminário de Direitos Humanos

A última atividade do Seminário Nacional de Direitos Humanos aconteceu na tarde desta sexta-feira (28) e lotou o auditório do 2º andar da sede da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.

LEIA MAIS

31/08/2015

Saúde Mental foi tema da última aula do Curso de capacitação Política de Drogas

Aconteceu na sexta-feira (28), a última aula do curso de capacitação Política de Drogas. Na ocasião, o diretor de articulação e coordenação de políticas sobre drogas da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) do Ministério da Justiça (MJ), Leon Garcia, falou sobre a “Política Nacional de Saúde Mental e a Rede de Atenção Psicossocial no Sistema Único de Saúde”.

LEIA MAIS

31/08/2015

Seminário de Direitos Humanos traz secretário nacional de Políticas Públicas sobre Drogas

Na quinta-feira (27), na abertura do Seminário Nacional de Direitos Humanos promovido pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, o auditório ficou cheio de defensores públicos, representantes de entidades da sociedade civil e estudantes que acompanharam o debate sobre a “Defensoria Pública e a Política Nacional sobre Drogas.”

LEIA MAIS