A Defensoria Pública do Rio de Janeiro compartilha com você a produção acadêmica realizada pela Instituição. Nessa página, você encontrará as pesquisas feitas pela Diretoria de Pesquisa sobre as mais variadas áreas de atuação da Defensoria. Confira!

5º Relatório sobre o perfil dos réus atendidos nas Audiências de Custódia

Novo relatório sobre audiência de custódia feito pela DPRJ revela que apenas 2,84% das pessoas soltas após a apresentação ao juiz voltaram a ser presas em flagrante
VER PDF

Planejando a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro

Uma análise da alocação de defensores entre as comarcas
VER PDF

Relatório: Um ano de audiência de custodia - Versão em Inglês

English version of the "Annual Report on the Profile of Defendants Assisted at Custody Hearings".
VER PDF

Um ano de audiência de custodia no Rio de Janeiro

Passado um ano do início das audiências de custódia no Estado do Rio de Janeiro, a Defensoria Pública apresenta à sociedade o relatório das entrevistas realizadas pelas defensoras e pelos defensores públicos com 5.319 custodiados DE 18 de setembro de 2015 a 18 de setembro de 2016. A pesquisa, única realizada até o momento
VER PDF

Relatório sobre as ações de requalificação civil

Diante da solicitação de mapeamento das ações de requalificação civil, realizada pelo Nudiversis (Núcleo de Defesa dos Direitos Homoafetivos e Diversidade Sexual), com o intuito de verificar a competência, o assunto, o teor da sentença, o tempo de duração dos processos, a exigência de realização ou não de perícia judicial e de cirurgia para procedência do pedido, foram levantados todos os casos catalogados no banco de dados disponível no Evernote.
VER PDF

Terceiro relatório sobre o perfil dos réus atendidos nas Audiências de Custódia

No dia 21 de julho, lançamos o 3º Relatório das Audiências de Custódia, refente ao período de 18 de janeiro a 15 de abril deste ano. A diretora de Pesquisa da Defensoria, Carolina Heber, e o coordenador de Defesa Criminal, Emanuel Queiroz, comentaram, ao vivo, em nosso Facebook, sobre o perfil dos réus assistidos e a análise da prisão feita pelo juiz.
VER PDF

Nucora divulga relatório sobre atendimento e tratamento de doença falciforme

O Núcleo de Combate à Desigualdade Racial (Nucora), por meio do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh) da Defensoria Pública, elaborou um relatório sobre a saúde da população afrodescendente e sobre o atendimento da doença falciforme nos municípios do Rio de Janeiro.
VER PDF

Estudo revela perfil de mulheres presas atendidas nas audiências de custódia

Com base em dados dos questionários de atendimento preenchidos pelos defensores públicos, a Defensoria Pública traçou um perfil de 72 mulheres presas que foram atendidas em audiências de custódia, de 14 de outubro de 2015 a 15 de janeiro de 2016.
VER PDF

Nudem realiza pesquisa sobre acesso de mulheres vítimas de violência a serviços públicos

O Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) e a Diretoria de Estudos e Pesquisas de Acesso à Justiça da DPRJ entrevistaram 173 mulheres da região do Complexo do Alemão para verificar seu conhecimento acerca das instituições que prestam auxílio em caso de violência.
VER PDF

Defensoria Pública traça perfil de adolescentes internadas no Degase

A Diretoria de Estudos e Pesquisas de Acesso à Justiça da DPRJ divulgou dados sobre as adolescentes internadas no Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) entre janeiro de 2014 e fevereiro de 2016.
VER PDF


VOLTAR