Comunicação



05/05/2015

Coordenadora do Nudecon participa de debate em São Paulo com executivos e assume a presidência do Conselho do Procon Carioca

A coordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), defensora pública Patrícia Cardoso, participou na terça-feira (28), em São Paulo, do evento “A Era do Diálogo – Construindo um Novo Horizonte na Defesa do Consumidor”. Durante todo o dia, executivos de empresas brasileiras ou com sede no Brasil, representantes de entidades ligadas à defesa do consumidor e representantes do poder público debateram as relações entre empresas e clientes.

LEIA MAIS

05/05/2015

Coordenadora do Nudecon faz palestra sobre violência financeira contra os idosos na Universidade da Terceira Idade da UERJ

A quantidade de idosos inadimplentes em 2014 teve forte aumento. Para contribuir na mudança desse quadro negativo, a coordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), defensora pública Patrícia Cardoso, participa na quarta-feira (6) do Workshop Educação Financeira para a Terceira Idade – Uma Experiência Bem Sucedida do Rioprevidência, na Universidade da Terceira Idade da UERJ, às 14h, no Auditório 91 – 9º Andar – Bloco F – Campus Maracanã.

LEIA MAIS

05/05/2015

Defensoria Pública intervém em demolições de casas na Cidade de Deus

O Núcleo de Terras e Habitação (Nuth) da Defensoria Pública esteve durante toda a tarde desta segunda-feira (04), na Cidade de Deus, prestando assistência jurídica a 53 famílias que ao meio-dia começaram a ter suas residências demolidas pela Prefeitura do Rio.

LEIA MAIS

04/05/2015

Defensoria Pública e Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz traçam linhas de atuação durante oficina de trabalho

A coordenadora do Plantão Noturno, defensora pública Thaísa Guerreiro, e a coordenadora do Núcleo de Fazenda Pública, Samantha de Oliveira, se reuniram na segunda-feira (27) com membros da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) da Fiocruz na sede da DPGE. O objetivo do encontro foi definir quais atividades, programas e projetos serão desenvolvidos por intermédio do convênio de cooperação técnica-científica que será firmado entre as instituições.

LEIA MAIS

30/04/2015

Defensoria Pública acerta atuação conjunta com Fundação do Câncer

Na tarde desta quarta-feira (29), o diretor presidente da Fundação Escola da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Fesudeperj), Pedro Paulo Carriello, o diretor do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), José Augusto Garcia, acompanhado pela diretora de Estudos e Pesquisa, Carolina Haber, e a coordenadora do Plantão Noturno, Thaísa Guerreiro, receberam representantes da Aliança do Controle Tabagismo + Saúde (ACT+), diretora presidente Paula Johns, a Coordenadora Jurídica, Adriana Pereira

LEIA MAIS

30/04/2015

Professor da UERJ inicia curso de capacitação sobre o novo CPC promovido pelo Cejur

O Curso de Capacitação sobre o Novo Código de Processo Civil, promovido pelo Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), teve início na tarde desta quarta-feira (29). Quem fez a abertura do ciclo foi o promotor de Justiça e professor da Faculdade de Direito da Universidade Estadual do Rio de janeiro(UERJ) Humberto Dalla Bernardina de Pinho.

LEIA MAIS

30/04/2015

Defensoria Pública consegue o fim da revista vexatória

Recurso da Defensoria Pública foi provido, por dois votos a um, pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, pondo fim à revista vexatória aos visitantes de presos nas unidades do Estado. A desembargadora Sirley Abreu, relatora do caso, foi vencida pelos votos dos colegas Gabriel Zefiro e Agostinho Teixeira em sessão da 13ª Câmara Cível realizada na tarde de ontem (29). A decisão tem efeito imediato e terá seu teor, a ser redigido pelo desembargador Zefiro, divulgado em breve. Negado em primeira

LEIA MAIS

30/04/2015

Conheça o funcionamento da Defensoria Pública no final de semana

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro atuará durante o feriado e o final de semana (01, 02 e 03 de maio) funcionando em esquema de plantão tanto na capital quanto nas comarcas do interior do Estado. Os casos considerados urgentes durante o período da noite serão atendidos no Plantão Judiciário noturno, que funcionará no Foro Central da Comarca da Capital, com entrada pela Dom Manuel, Centro - Rio de Janeiro, das 18h às 11h.

LEIA MAIS

29/04/2015

Defensor público consegue liberdade de acusado em audiência de custódia

Em decisão emblemática para a DPGE-RJ, o defensor público João Paulo Souza obteve nesta terça-feira (28) alvará de soltura para Eduardo Ayllan Firmo Pinheiro Albernaz. O benefício foi concedido pelo juiz da 2ª Vara de Paraíba do Sul, Luiz Fernando Ferreira Filho, em audiência de custódia, ocorrida 24 horas após a prisão. Foi a quarta audiência do tipo ocorrida no mês de abril em Paraíba do Sul, município que ainda é exceção em uma prática que a Defensoria quer ver estendida a todo estado do Rio.

LEIA MAIS

29/04/2015

Após reunião entre Defensoria Pública e secretário de Saúde de Petrópolis, serão criados mais 20 leitos para amenizar a superlotação no município

As defensoras públicas em Petrópolis, Andréa Carius e Marília Pimenta, se reuniram na tarde de hoje (29) com o secretário municipal de Saúde, André Luís Borges Pombo, com o diretor técnico do Hospital Municipal Dr Nelson de Sá Earp (HMNSE), Ricardo Blanc, além de representantes de outras unidades hospitalares, para discutir a superlotação das urgências.

LEIA MAIS