A Defensoria do Rio realizou, na última quinta-feira (17), a entrega dos prêmios do V Concurso de Redação da cidade de Duas Barras, interior do estado. Com o tema “Violência Doméstica: mexeu com uma, mexeu com todos”, o concurso deste ano marcou também o lançamento de um projeto de combate à violência contra a mulher no município. 

Ao todo, 300 alunas e alunos da rede municipal de ensino da região participaram da competição e puderam aprender um pouco mais sobre os impactos da violência doméstica no âmbito familiar.  Para o jovem Emanuel Raposo, que ganhou o prêmio de melhor redação do 6º ano do Ensino Fundamental, escrever sobre o tema foi algo desafiador, mas também de muito aprendizado. 

— Eu já sabia o que era violência doméstica, mas eu nunca tinha pesquisado sobre o assunto. Fazer a redação foi legal porque eu pude aprender o que as mulheres podem fazer para buscar ajuda para sair dessa situação — disse Emanuel, de 12 anos. 

Voltado para estudantes do 6° ao 9º ano do Ensino Fundamental, o projeto é uma parceria entre a Defensoria Pública e a Secretaria de Educação de Duas Barras. Entre os prêmios para as(os) alunas(os) vencedoras(es) estão notebooks com um ano gratuito de acesso à internet, tablets e bolsas de estudo em um curso de idiomas. 

— Estamos muito felizes com as redações que os alunos produziram. Eles pesquisaram sobre o tema, conversaram com seus familiares e com certeza isso gerou muita reflexão e um saldo positivo para as(os) moradoras(es) daqui. Estamos todos empenhados em mudar esse cenário — disse o Prefeito Fabrício Ayres.

 

Aumento de casos de violência contra a mulher na região 

 

A escolha da temática do concurso partiu da percepção do defensor público da região, Marcelo Carletto, que notou o aumento nos casos de violência doméstica e contra a mulher no município. De acordo com Carletto, o crescimento foi de cerca de 60% no último ano. Para o defensor, os dados são assustadores e merecem um olhar cuidadoso não só da Defensoria, mas também de toda a comunidade de Duas Barras. 


— A premiação do concurso também marca o lançamento do Projeto de Combate de Violência contra a Mulher na cidade. Nós estamos trabalhando junto com a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Educação e com as delegacias do Município para combater essa situação. Além do concurso e das palestras, também criamos o Agosto Lilás, mês que será totalmente voltado com ações sobre essa temática.  — conta o defensor que explica também que a ideia é criar um convênio para capacitar toda a rede pública municipal, além de realizar processo de conscientização dos jovens da cidade para que eles cresçam com outra mentalidade. 


Desde o segundo semestre de 2022, a pedido do defensor Marcelo Carletto, o  Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), realizou uma série de palestras sobre o tema nas escolas municipais de Duas Barras. Além de estimular a conscientização da comunidade local para a prevenção e o enfrentamento da violência contra a mulher, o Nudem também aborda as questões sobre os direitos das mulheres e como elas podem entrar em contato com a Defensoria caso estejam sendo vítimas de violência. 

— Mesmo quando as crianças de lares violentos não são o alvo direto do abuso, frequentemente são envolvidas na violência de seus pais de outras formas que as colocam em risco. As crianças correm riscos físicos quando intervêm nos conflitos entre os pais, ou são envolvidas acidentalmente no “fogo cruzado”. É possível também que sofram estresse psicológico, por isso é muito importante debatermos essa questão nas escolas — ressalta a assistente social do Nudem, Moema Bastos.

 

Texto: Jéssica Leal.



VOLTAR