A Defensoria Pública lançou importante canal de comunicação com a população para informar sobre o direito da pessoa presa durante a pandemia de covid-19. Em cartilha lançada pelo Núcleo do Sistema Penitenciário (Nuspen), a instituição disponibiliza informações sobre a execução penal e as relações com a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP).

A cartilha “Coronavírus e o Direito da Pessoa Presa” é composta por 26 páginas, no modelo de pergunta e resposta. O objetivo é esclarecer algumas informações acerca do funcionamento do Nuspen enquanto durar a crise sanitária. Em linguagem clara e acessível, o manual se destina em especial, aos familiares das pessoas privadas de liberdade e ao público interno da DPRJ. A publicação informa também o cronograma semanal de recebimento dos itens permitidos aos internos de cada unidade prisional do estado do Rio de Janeiro.

— O lançamento da cartilha é um movimento muito importante do Nuspen e da Defensoria Pública no sentido de continuar com o trabalho de informação aos usuários e do nosso serviço, em especial num momento difícil em que passamos. Esperamos que isso possa ajudar aos familiares, conjugando informações que às vezes somente são encontradas em documentos oficiais e em diversos meios de informação, para que seja fácil e acessível ao público em geral — ressaltou o subcoordenador do Núcleo do Sistema Penitenciário, João Gustavo Dias.

Confira a cartilha na íntegra: 

http://sistemas.rj.def.br/publico/sarova.ashx/Portal/sarova/imagem-dpge/public/arquivos/Cartilha_Nuspen_Covid_19_interativo.pdf



VOLTAR