Nova unidade é importante conquista no combate à fome na região
Nova unidade é importante conquista no combate à fome na região


A cidade de Petrópolis ganhará um novo restaurante popular no bairro de Corrêas. A decisão do Governo do Estado decorre de recomendação enviada pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) no fim de setembro, sugerindo a instalação de novas unidades em cada distrito da cidade para oferecer alimentação básica diária. Os restaurantes devem ser entregues até março de 2022. 
 
A iniciativa foi das defensoras públicas em atuação junto ao órgão do 8º Núcleo Regional de Tutela Coletiva, Renata Duarte e Luciana de Almeida. Segundo as defensoras, existem hoje, no município de Petrópolis, cerca de 245 pessoas em situação de rua cadastradas junto à Coordenação do Consultório na Rua, sem manifestar as pessoas carentes que possuem residência e moradores de rua sem cadastro.

- A luta pelos direitos humanos é prioridade da Defensoria Pública, incluído o direito à alimentação adequada - afirmou Luciana.
 
O bairro de Corrêas fica localizado no 2ª distrito de Petrópolis, local central para atendimento também dos moradores dos demais distritos. Até o momento, o município conta com apenas um restaurante popular, localizado no centro da cidade, localizado no 1º distrito, considerado muito distante dos demais. Sendo Petrópolis a mais populosa cidade da Região Serrana, as defensoras consideram ineficaz a existência de uma única unidade.  
 
- A fome, em seus diversos estágios, passou a atingir de forma mais numerosa e intensa a sociedade brasileira após março de 2020. A devastadora imagem recentemente veiculada nos meios de comunicação onde pessoas lutam por restos de ossos que seriam descartados revela uma realidade conhecida, mas que muitos insistem em ignorar - ressalta a defensora Renata Duarte. 
 
Além dos restaurantes, serão instaladas unidades do projeto “Café da Manhã do Trabalhador” nos terminais Corrêas e Itaipava.



VOLTAR