A defensora Maria Elisa Gomes Sant'anna


 Em sessão especial do Conselho Superior, a Defensoria Pública do Rio realizou, nesta sexta-feira (19), uma solenidade de promoção e homenagem à memória da defensora Maria Elisa Gomes Sant'anna, que faleceu prematuramente em 2013, após ser nomeada para a comarca de Macaé em 2012.

A cerimônia aconteceu no formato online, por meio da plataforma Zoom e foi transmitida pelo canal da DPRJ no Youtube. O evento começou com as palavras da defensora Mariana Lima, que se emocionou ao relembrar dos bons momentos que passou ao lado da colega. 

— Eu tenho a honra de fazer essa homenagem e estar aqui representando todos os amigos da Elisa. Hoje, falar sobre ela é falar sobre o presente, na memória que permanece insistente alegrando o nosso cotidiano, presente nas lembranças do seu jeito divertido e leve. Lembrança dos seus comentários inesquecíveis e as lições de uma grande defensora combativa. Por mais que você tenha tocado todos nós de formas diferentes, é quando juntamos esses pedacinhos que encontramos união, porque a imagem da Maria Elisa insubstituível é unânime —  disse Mariana.

Em seguida, o defensor público Braz Sant'anna, pai da defensora Maria Elisa, também prestou suas homenagens à filha. — As palavras da Mariana só confirmaram que apesar do pouco tempo que a Elisa exerceu sua função, ela deixou registrada a sua marca de uma excelente defensora pública. Eu nome de toda a família eu gostaria de agradecer à esta administração, à ADPERJ, pelo reconhecimento do amor que a Maria Elisa tinha por essa instituição. Se Deus tivesse permitido que ela ainda estivesse aqui, eu tenho certeza que ela estaria desempenhando o seu papel com muito amor. Muito obrigada a todos e todas — reiterou Braz, emocionado. 

Durante a cerimônia, o defensor público-geral, Rodrigo Pacheco, também relembrou que a sede de Macaé da Defensoria foi batizada, em fevereiro de 2019, com o nome de Elisa.

— No dia que a Elisa partiu, a notícia caiu como uma bomba na Defensoria Pública. Na hora eu tive um impulso de ligar para a Mariana e aquele diálogo foi muito marcante para mim, o quanto a passagem da Elisa foi tão marcante na Defensoria, mesmo que por um tempo tão curto. Assim como aqueles que se aposentam e continuam fazendo parte da instituição, ela também permanecerá defensora pública — disse Pacheco.

Participaram também da homenagem o 1º subdefensor público-geral, Marcelo Leão, a 2ª subdefensora pública-geral do Estado, Paloma Araújo Lamego, as(os) conselheiras(os) classistas do conselho, e a corregedora-geral, Katia Varela. 

Veja como foi: https://bit.ly/3FvhOuV



VOLTAR