A Defensoria Pública do Rio de Janeiro, por meio do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh) e da Ouvidoria Externa, esteve na tarde desta segunda-feira (22) na comunidade do Salgueiro, em São Gonçalo, onde foram encontrados oito corpos num  manguezal, na localidade conhecida como Palmeiras. Segundo relatos ouvidos pela equipe, os corpos foram encontrados horas depois de a Polícia Militar ter deixado o local, às 18h do domingo. Ainda segundo as escutas, o Bope estava em operação na comunidade desde sábado de manhã fazendo uma operação policial,  após o sargento Leandro Rumbelsperger da Silva ser morto na comunidade. 

A Defensoria Pública aponta preocupação em não ter havido comunicação imediata por parte da Polícia Militar à Polícia Civil e ao Ministério Público da existência de corpos na comunidade. Além disso, não houve acautelamento do local, fundamental para a realização da perícia. 

É importante ressaltar também que houve descumprimento da decisão liminar da ADPF 635, pois a operação só foi comunicada no sábado à tarde, embora tenha começado de manhã. E, segundo a liminar, a operação precisa ser justificada imediatamente ao MP. 

A Defensoria atendeu alguns familiares de pessoas mortas no local, oferecendo orientações jurídicas iniciais. A Defensoria está à disposição para auxiliar e atender todas as famílias, inclusive de pessoas da região que estejam desaparecidas. O telefone da Ouvidoria é 0800-282-2279.

22 de Novembro de 2021
Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.



VOLTAR