A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ), o Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR) e a Fundação Escola Superior da Defensoria Pública (FESUDEPERJ) lançam, nesta sexta-feira (11), a partir das 14h, a publicação “Por uma RAPS fortalecida: Monitoramento da Atenção Psicossocial na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro”. 

A publicação é resultado de um projeto de pesquisa que começou a ser desenvolvido pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro em 2015. O projeto fomenta a implementação, expansão e qualificação das Redes de Atenção Psicossocial (RAPS) e se destina ao monitoramento desses serviços. 

Desde então, a instituição fez uma série de visitas nas cidades da Região Metropolitana I para entender as principais deficiências das redes. A Defensoria acompanhou de perto a expansão e qualificação desses espaços.

A partir das visitas, iniciou-se um trabalho de compilação dos resultados coletados ao longo desses quase sete anos de projeto. O livro reúne informações de um longo período de pesquisas e disponibiliza gráficos com o panorama da rede de saúde mental na Região Metropolitana I. 

O evento de lançamento da publicação será transmitido ao vivo no canal do YouTube da FESUDEPERJ e contará com o apoio dos Núcleos de Defesa dos Direitos Humanos, de Fazenda e Registros Públicos, além da Coordenação de Saúde e Tutela Coletiva e da Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. 

Paulo Amarante, pesquisador sênior da ENSP/Fiocruz, também estará presente no lançamento. Ele é pioneiro do movimento pela reforma psiquiátrica e de luta antimanicomial do Brasil. 

Todo o trabalho foi desenvolvido de forma multiprofissional, interdisciplinar e interinstitucional, o que possibilitou intervenção e análises mais abrangentes. 

Para assistir ao evento, basta clicar aqui.

Autoras e autores do livro 

Gislaine Carla Kepe Ferreira

Defensora Pública titular do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da DPRJ. Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (ENSP/Fiocruz). 

Lucas Teixeira Reis Barbosa

Bacharelando em Direito na UFRJ, atualmente prestando colaboração ao Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da DPRJ. 

Luciana Janeiro Silva

Psicóloga, Sanitarista e mestre em psicologia pela UFRRJ. Trabalha na DPGERJ, atualmente lotada no Núcleo de Fazenda Pública e Tutela Coletiva da Capital e em atuação na Câmara de Resolução e Litígios em Saúde. 

Marina Wanderley Vilar de Carvalho

Psicóloga em atuação no Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da DPERJ. Doutora em Psicologia pela UFRJ. 

Natalia Soares da Silva Palmar
 
Assistente Social em atuação no Núcleo de Fazenda Pública e Tutela Coletiva da Capital. Especialista em Serviço Social e Terapia de Família pela UCM. 

Roberta Gomes Thomé

Assistente Social em atuação na Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da DPGERJ. Mestre em Serviço Social pela PUC- Rio. Monitoramento da Atenção Psicossocial na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro 329 

Telenia Maria de Senna Hill

Psicóloga em atuação na Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da DPERJ. Especialista em Saúde Mental da Criança e do Adolescente pelo IPUB/UFRJ.

Thalita Thomé dos Santos 

Assistente social em atuação nos Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da DPERJ. Especialista em Serviço Social e Saúde pela UERJ.

Guilherme Thiago Strauch Ribeiro

Bacharelando em Direito na PUC-Rio.

Filipe Abreu Nave da Silva 

Bacharelando em Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Ex-estagiário do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro 

 

Texto: Pedro Caruso



VOLTAR