A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) realizará, na próxima terça-feira (15), a cerimônia de posse de 71 novos(as) defensores(as) públicos(as) aprovados(as) no XXVII Concurso para Carreira de Defensores da DPRJ. O evento será às 18h, no Theatro Municipal do Rio, na Cinelândia. Em 11 de janeiro, eles(as) participaram da posse administrativa, na sede da DP, no Centro. A cerimônia oficial, que aconteceria também no mês passado, na UERJ, teve que ser adiada por conta da alta nos casos de Covid na equipe técnica e organização do evento.

O concurso teve público recorde, com mais de 12 mil candidatos(as) inscritos(as), e é o primeiro da história da Defensoria em que a política de cotas foi aplicada de forma efetiva, graças a um regulamento precedido por amplo debate público com a sociedade civil. Dos 71 aprovados(as), 20 são negros(as), sendo uma classificada por ampla concorrência e 19 pelas cotas; um novo defensor tem deficiência e três são hipossuficientes economicamente.  A maioria dos aprovados(as) é formada por mulheres: são 53 defensoras e 18, homens. Durante a realização do concurso a Defensoria Pública contou com a contribuição de expoentes do meio acadêmico e da luta social, inclusive durante processos de heteroidentificação dos candidatos e candidatas.

O evento acontecerá de forma presencial, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19. A cerimônia também será transmitida pelo canal da Defensoria Pública do Rio de Janeiro no Youtube.

Foram convidados a participar da solenidade o defensor público-geral, Rodrigo Pacheco; o governador do Estado, Claudio Castro; além de outras autoridades do Estado, representantes de diversas instituições, conselheiros do Conselho Superior da Defensoria e ex-defensores e defensoras.



VOLTAR