A Defensoria Pública do Rio de Janeiro estará nesta quinta-feira (17), das 9h às 17h, com uma van no Instituto Médico Legal (IML) de Petrópolis. O veículo estará equipado para atendimento aos familiares e vítimas das fortes chuvas que deixaram mais de 70 mortos na cidade nesta terça-feira (15). A equipe estará em contato com o IML, cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais, Ministério Público e Tribunal de Justiça para agilizar o fluxo entre reconhecimento, registro do óbito e sepultamento. O objetivo é tentar minimizar, na medida do possível, o sofrimento dos familiares.

- A nossa preocupação no primeiro momento é com o reconhecimento e sepultamento célere até por se tratar de uma questão sanitária. Em um segundo momento, estaremos prontos para atender todas as demandas da população carente e vulnerável, desde segunda via de documentos pessoais eventualmente perdidos até qualquer outra demanda, inclusive declaração de ausência - explicou a defensora do 8º Núcleo Regional de Tutela Coletiva, Luciana Lemos.

Nesta quarta-feira (16), a Defensoria participou de reuniões com a Procuradoria Geral do Município e as secretarias de Assistência Social do Estado e do Município para tratar do acolhimento dos desabrigados.  Defensores acompanharam também com a concessionária de energia o restabelecimento do abastecimento nas áreas atingidas. Segundo a empresa, cerca de 15 mil pessoas estavam sem energia até a tarde de ontem, inclusive uma escola onde estão cerca de 300 desabrigados. 

A Defensoria Pública do Rio está ainda realizando atendimentos individuais de forma remota pelo telefone 129, além de estar com postos de atendimento presencial na cidade nos endereços abaixo.  

Campanha solidária

A instituição, em conjunto com a Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Adperj) e sua Ouvidoria Externa, também está promovendo uma campanha para a arrecadação de materiais básicos para as vítimas das tragédias. 
 
Podem ser doados itens de higiene pessoal, limpeza, alimentos e roupas infantis e adultos, além de água potável, máscaras e álcool em gel. Um dos pontos de arrecadação fica na sede administrativa da Defensoria Pública - Avenida Marechal Câmara, nº 314, portaria, centro do Rio.

Endereços de atendimento para casos de urgência em Petrópolis
NPAs Centro
Rua Dr. Nelson de Sá Earp, 254, Centro, Petrópolis.
 
Fórum do Centro
Avenida Barão do Rio Branco, 2001, Centro, Petrópolis.
 
Fórum de Itaipava
Estrada União e Indústria, 9900, Itaipava, Petrópolis.
 
NPA Itaipava
Estrada União e Indústria, 11860, Itaipava, Petrópolis.



VOLTAR