As temáticas “Família e Práticas Extrajudiciais: Guarda compartilhada e duas residências” e “Redes sociais como prova de possibilidade e necessidade nas ações de alimentos” estiveram em debate na sala 5 durante o VI Encontro de Atuação Estratégica, realizado em 20 de maio. As apresentações foram feitas por Ana Paula Limongi e Luciana Mota, defensoras públicas, com a mediação de Christiane Serra, coordenadora da Coordenação de Mediação e Práticas Extrajudiciais (COMEPE). 

Sobre guarda compartilhada e estabelecimento de duas residências, um dos primeiros pontos abordados foi a diferença entre os termos guarda compartilhada e guarda alternada. A falta de conhecimento dos assistidos sobre o assunto também foi abordada, assim como o acúmulo de casos em que a disputa da guarda da criança é muito mais uma disputa entre os pais do que a busca do melhor para a mesma.

Também foi destacado que, em estudos realizados, restou demonstrado que a guarda compartilhada  atende aos anseios da criança por ela se sentir mais integrada à família, com uma continuidade do afeto, pertencente aos dois núcleos.

As defensoras e defensores presentes apontaram a necessidade da criação de uma “coordenação cível e da família'', assim como a importância da educação em direitos para conscientização da parentalidade responsável. 

As redes sociais foram citadas como prova de possibilidade nas ações de alimentos, sendo debatida a pertinência de seu uso em cada caso.

 

Veja fotos do encontro aqui.



VOLTAR