Para celebrar o mês do meio ambiente, o Preserve, programa de sustentabilidade da Defensoria do Rio, preparou uma série de atividades para estimular a reflexão sobre o tema e reforçar a importância da adoção de hábitos e padrões mais sustentáveis em nosso dia a dia.

A programação começou com uma visita ao centro de tratamento de resíduos de Seropédica, realizada em 03 de junho, na qual foi possível conhecer o destino dado aos resíduos produzidos no Rio de Janeiro e região metropolitana. A ação foi feita em parceria com o Centro de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. 

- Conhecer a dimensão do tamanho de um aterro sanitário e da infraestrutura e tecnologia necessárias para mantê-lo em funcionamento foi fundamental para fomentarmos a reflexão sobre a importância de ampliar o percentual de reciclagem, compostagem, bem como a coleta especial aos resíduos perigosos evitando que estes materiais acabem indo para os aterros,  comenta Camila Valls, coordenadora de sustentabilidade da Defensoria do Rio.

A partir do dia 09 de junho, a sede da DPRJ no centro do Rio de Janeiro ganhará mais vida com a transformação de parte das antigas lixeiras em vasos de planta, outra ação prevista para celebrar o mês do meio ambiente. Os novos vasos serão identificados com o selo da campanha "menos lixo, mais plantas" como forma de mostrar a possibilidade de reutilização de materiais com outra finalidade que não a original e estimular mais plantas nos locais de trabalho proporcionando um ambiente mais acolhedor. Servidores da sede que quiserem colaborar com a ação deverão comparecer na garagem da sede, entre 10h e 12h do dia 09/06, para a confecção dos vasos e poderão levar um para o seu setor.

As ações do Preserve seguem com a instalação de um ponto de coleta de pilhas, baterias, tampinhas plásticas e esponjas de cozinha. O material deve ser entregue limpo e seco nos coletores devidamente indicados na recepção da sede da Marechal Câmara, 314, Rio de Janeiro. Excepcionalmente no mês de junho, também serão arrecadados óculos de sol para doação ao Instituto Benjamin Constant, instituição de ensino para deficientes visuais.

Um ciclo de palestras marca o fim das atividades em celebração ao mês do meio ambiente na Defensoria. No dia 23 de junho, das 10h às 13h, o auditório do 2º andar da sede administrativa recebe uma série de encontros para falar sobre sustentabilidade, atitudes e políticas socioambientais. O evento é aberto para defensoras(es), servidoras(es), estagiárias(os), residentes e demais colaboradoras(es) da instituição. A transmissão ao vivo pelo Youtube da defensoria irá ampliar o acesso para todas(os). Veja a programação completa aqui

- Acreditamos que proporcionando conhecimento podemos ampliar a consciência e sensibilização de nossos colaboradores nos projetos e ações relacionados à pauta sustentabilidade que iniciamos no ano passado, ressalta a coordenadora de sustentabilidade da Defensoria do Rio

O mês do Meio Ambiente é o principal período para ação ambiental em todo o mundo. O objetivo é fazer com que todas as esferas da sociedade se voltem para os problemas ambientais e para a preservação dos recursos naturais. Comemorado oficialmente em 5 de junho desde 1972, a celebração se estende durante todo o mês e incentiva governos, empresas, celebridades e indivíduos a realizarem iniciativas em prol do meio ambiente.



VOLTAR