Na próxima sexta-feira (30), a Defensoria Pública do Estado do Rio lançará seu novo Núcleo de Investigação Defensiva, ligado à área de Defesa Criminal da DPRJ. O evento de lançamento acontecerá às 9h30, na sede da instituição, e irá apresentar a estrutura e a abrangência de atendimento do órgão.

Com a proposta de criar apoio prático e técnico à(ao) defensora(or) pública(o) que atua na área criminal, o novo Núcleo tem como o objetivo efetivar a isonomia processual na busca de elementos que ajudem a efetivar a defesa técnica. Para isso, haverá o apoio de profissionais que possam colaborar nessa atuação, como Nelson Massini, professor de medicina legal, e Denise Rivera, perita criminal. Ambos darão palestras no evento de lançamento do Núcleo.

O defensor público e coordenador do Núcleo de Investigação Defensiva da DPRJ, Denis Sampaio, reforça a importância de buscar garantir efetividade e igualdade jurídica na defesa das(os) assistidas(os). 

- Temos a possibilidade de ver uma atuação proativa da prática defensiva e também atuar com uma análise de contraprovas para o processo não ficar só descrito àquilo que vem da acusação, explica Sampaio. 

Lúcia Helena Oliveira, coordenadora de defesa criminal da Defensoria, conta que amparar defensoras(es) do âmbito criminal, através do Núcleo, é garantir uma maior eficiência pública no cumprimento constitucional da ampla defesa. 

- Inegavelmente, esta iniciativa pioneira terá caminhos a serem trilhados, mas estamos diante de uma grande conquista. Sabemos das dificuldades pelas quais passam as(os) nossas(os) usuárias(os), diante da seletividade do direito penal, e, poder entregar uma defesa cada vez melhor e cada vez mais equipada de suporte técnico para o nosso público alvo acaba reforçando as garantias constitucionais vigentes, que devem ser sempre preservadas, conclui a coordenadora.

Veja a programação completa do evento de lançamento aqui



VOLTAR