A busca por direitos levou mais de 70 famílias ao estádio de São Januário, no Rio de Janeiro,  no último sábado (1º). Em parceria com o Vasco da Gama, a Defensoria do Rio promoveu uma ação social do projeto Minha Origem Nossa História, com atendimentos voltados, principalmente, para o reconhecimento voluntário de paternidade. 

Quem esteve no local pode também contar com serviços da DPRJ para a entrada de ações de alimentos, guarda e convivência de filhas e filhos. Era possível, ainda, agendar exames de DNA e participar de oficinas de educação em direitos sobre parentalidade responsável.

Celso Ferreira foi à ação social com sua companheira Sherley, para o registro de paternidade socioafetiva da filha de 14 anos, Shirley. O casal, que tem mais dois filhos menores, agora possui o registro de mais uma.
 
– Ela já era minha filha, agora vai ser no papel, disse o pai emocionado, que precisou faltar ao trabalho para não perder a oportunidade de reconhecer oficialmente a menina e incluir seu nome nos documentos da filha.


O Projeto

O Minha Origem Nossa História é um projeto da Defensoria Pública do Rio que visa promover o reconhecimento espontâneo da paternidade a quem ainda não tem, sem a necessidade de medida judicial. A iniciativa busca ainda fortalecer os vínculos entre pais e filhas(os), e a reconstrução das histórias com mais afeto e responsabilidade, tendo a(o) filha(o) criança ou adolescente como prioridade. 

– Com o projeto estamos conseguindo garantir cidadania para a população. Hoje, 85% daqueles que participam das nossas oficinas efetivam o registro de nascimento de seus filhos e filhas, fazem acordos de alimentos e melhoram a convivência familiar, destaca Andrea Cardoso, coordenadora do Núcleo de DNA da DPRJ.

Christiane Serra, coordenadora de Mediação e Práticas Extrajudiciais da Defensoria, ressalta a importância da ação social para facilitar o acesso à justiça. 

– Muitas vezes, filhos ficam sem o reconhecimento da paternidade ou sem  o exercício de seus direitos por puro desconhecimento das pessoas sobre como resolver essas questões. E quando falamos em direitos dos filhos, estamos falando também de cuidado, carinho, atenção e orientação. Tudo isso compõe a parentalidade responsável, que é o foco do projeto e dessa ação de hoje.

O evento do último sábado é parte de uma série de atividades realizadas em parceria com o Vasco da Gama este ano. Em agosto, os jogadores entraram em campo com uma camisa inscrita “XXXXX” no lugar dos seus nomes. Realizada na véspera do Dia dos Pais, a ação chamou a atenção para um problema que atinge milhares de crianças e adolescentes país afora: a ausência do nome do pai em suas certidões de nascimento.

No início de setembro, um mutirão foi realizado na Cidade de Deus, também em parceria com o Vasco. Na ocasião, cerca de 100 pessoas foram atendidas para tratar de reconhecimento de paternidade e outras questões ligadas à família.

 



VOLTAR