A Defensoria Pública do Rio recebeu mais cinco servidoras e servidores na última semana. Essa foi a 20ª cerimônia de posse, tendo sido realizadas 25 convocações das(os) aprovadas(os) no III Concurso Público para o quadro de apoio da instituição. 

- É uma alegria imensa ver meu filho realizando o nosso sonho, digo isso porque eu sempre quis fazer Direito, mas não tive condições e, hoje, vê-lo tomar posse na Defensoria é muito emocionante, disse a mãe de Denis Almeida, um dos novos servidores, durante o evento na sede da DPRJ. 

O defensor público-geral, Rodrigo Pacheco, destacou que a cerimônia foi realizada dentro de uma semana marcada por conquistas. 

— Essa semana é muito especial, pois comemoramos 10 anos da Associação dos Servidores e Servidoras e, também, teremos a publicação da resolução de progressão funcional, fechando um ciclo de regulamentação do Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS). Além da conquista de 120 novas vagas para o ano que vem, com a validade desse concurso renovada — disse Pacheco.
 
Além do defensor público-geral, compôs a mesa de abertura a diretora de capacitação do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), defensora Adriana Brito, que destacou a importância da qualificação continuada que o Cejur promove, sempre contemplando o quadro de servidoras e servidores. Brito também lembrou do lançamento do documentário “Paixão Verde”, que apresenta a história das primeiras décadas da instituição com a memória viva relatada pelas primeiras defensoras e defensores. 

— Ficamos muito felizes em ver novas pessoas entrando na instituição. E é muito importante conhecermos a história para valorizar todas as conquistas que temos e continuar a busca por melhorar cada vez mais — disse a diretora do Cejur.

Na sequência, o presidente da Associação dos Servidores e Servidoras da Defensoria Pública (ASDPERJ), Leonardo Quintão, destacou a luta pelos direitos conquistados que as novas e novos integrantes, hoje, podem usufruir e a importância do atendimento empático e acolhedor para o usuário.

— Todos os dias somos heróis, para aqueles que muitas vezes nos têm como última opção. Somos os guardiões da constituição e da dignidade das pessoas — destacou Quintão.

Já o secretário de Gestão de Pessoas, defensor Leandro Moretti, parabenizou os aprovados e a aprovada por terem passado num concurso tão concorrido, com 53 mil pessoas, ressaltando a qualidade da capacitação das(os) novas(os) colegas.

— Defensoria é sinônimo de luta. Tudo aqui se conquista com muita luta. A gente nasceu pra ser uma agência de promoção de direitos humanos e vocês são fundamentais para cumprirmos esse papel. Apesar do regime de recuperação fiscal, nomeamos 308 novos servidores e servidoras desde 2019, o que contribui muito para a qualidade do nosso atendimento. Somos servidores públicos, servimos ao público, não podemos perder isso de vista — disse o secretário. 

As(os) ingressantes na Defensoria farão um Curso de Ambientação e Capacitação de Novos Servidores e Servidoras. Com o apoio do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) e da Fundação Escola Superior da Defensoria (Fesudeperj), serão ministradas palestras e rodas de conversa sobre o papel e a atuação dos núcleos especializados.

Assista a cerimônia no nosso canal do Youtube 

Veja as fotos;



VOLTAR