A Defensoria Pública do Rio de Janeiro vai qualificar defensoras e defensores, servidoras e servidores, residentes e estagiárias e estagiários sobre a articulação com a Rede de Atenção Psicossocial – RAPS. Promovido pela Coordenação de Saúde e Tutela Coletiva e pelo Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos, o evento terá também a participação da Secretaria de Estado da Saúde e será realizado na próxima sexta-feira (07).

Nas palestras, será apresentado o processo histórico da luta antimanicomial no Brasil. O objetivo é preparar a equipe da Defensoria para o atendimento das numerosas demandas de internação involuntária entre outras questões, por meio de uma atuação em rede com os equipamentos substitutivos, principalmente os Centros de Atenção Psicossocial – CAPS.

O evento acontecerá na plataforma Zoom, das 10h às 12h, e contará com palestras da Equipe Técnica da DPRJ, da juíza Isabel Coelho e da Apoiadora Institucional para a Região Metropolitana I na Gerência Estadual de Saúde Mental/SES/RJ, Nelly de Azeredo.

— Essa qualificação possibilitará uma melhor atuação em rede das defensoras e defensores públicos na área da saúde mental e da atenção psicossocial e tem como objetivo melhorar o atendimento prestado às pessoas com transtorno e/ou sofrimento mental e seus familiares, afirma a defensora do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos, Gislaine Kepe.

A qualificação tem o apoio do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) e da Fundação Escola Superior da DPRJ (Fesudeperj).



VOLTAR