A Defensoria do Rio deixou de gerar mais de 200 kg de lixo plástico ao restringir o uso de copos descartáveis em todas as suas unidades de atendimento. Ao todo, 115 mil copos deixaram de ser usados, o que corresponde a uma economia de R$5 mil em um ano.  

A determinação da restrição no uso de copos plásticos começou em outubro de 2021. Desde essa data, os únicos descartáveis da instituição são destinados para visitantes e pessoas usuárias dos serviços da DPRJ. A decisão faz parte das políticas propostas pelo Preserve, programa de sustentabilidade da Defensoria, e busca sensibilizar funcionários sobre como uma atitude simples pode impactar na geração de resíduos. 

Camila Valls, coordenadora de sustentabilidade ambiental da DPRJ, explica que o plástico tem sido um grande aliado no processo de modernização, mas também um grande vilão frente às dificuldades na gestão de resíduos.

- A média de tempo de uso do copinho gira em torno de 6 segundos, já o tempo de decomposição deste material leva em torno de 100 a 400 anos. Embora muitos sejam recicláveis, são materiais de baixa reciclabilidade. É nosso papel reduzir este consumo e deixar esta ferramenta apenas para casos de necessidade real e não mero conforto, conclui a coordenadora.



VOLTAR