Mais seis pessoas concluíram a formação do programa Acesso à Justiça nos Territórios (AJT). Realizada na última terça-feira (18), a cerimônia de formatura reuniu participantes do projeto das cidades de Macaé, São Pedro da Aldeia e Araruama, que puderam compartilhar sobre suas experiências na busca por direitos. Todas agora são consideradas “parceiras da Defensoria”. 

- Essa parceria com as lideranças de cada local é fundamental pra gente capilarizar o atendimento da Defensoria. Ter essa troca e esse canal de comunicação ajuda nossa atuação a chegar em todos os lugares, ressaltou a defensora da Tutela Coletiva Karine Vasconcelos, durante a cerimônia. 

O projeto, desenvolvido pela Ouvidoria Externa e pela Coordenadoria Geral de Programas Institucionais (COGPI), tem como foco localidades onde não há serviços públicos de qualidade, além de outros fatores que dificultam que as pessoas acessem o sistema de Justiça. Nessa primeira edição do ciclo básico de capacitação do programa, mais de 300 lideranças e coletivos de quase 30 municípios do estado se formaram.

– Várias transformações aconteceram após eu conhecer a Defensoria, como, por exemplo, a conquista de um posto de saúde para a minha localidade. Antes tínhamos que andar quase 10km para ter um atendimento. A Defensoria também foi importante para legitimar minha atuação enquanto líder comunitária e, agora, as pessoas me reconhecem como líder por conta da minha parceria com a instituição, conta Rosiele Conceição, uma das formandas do curso e representante do Quilombo de Sobara, em Araruama.

Além de Rosiele, participaram da entrega de certificados Débora Oliveira, do coletivo “Mães Unidas”; Sandra Albuquerque, do coletivo “Amazonia Rio”; e Marynne Ferraz, Rodolfo Batista e Anderson Feliciano, representando o projeto “Mudando Histórias”. Também estiveram presentes a chefe de gabinete e coordenadora de Programas Institucionais da DPRJ, Carolina Anastácio, e o ouvidor-geral da DPRJ, Guilherme Pimentel. 

– A gente reconhece o papel central das lideranças sociais na luta por direitos. Vocês carregam um fardo pesado, então queremos dividir esse peso para que vocês não fiquem carregando tudo sozinhos. Essa rede é fundamental para que a gente consiga levar o acesso à justiça onde mais precisa, conclui Pimentel.

Veha as fotos da cerimônia aqui.

Fotos e texto: Jaqueline Banai



VOLTAR