As servidoras e servidores da Defensoria Pública do Rio ganharam, na última sexta-feira (18), um evento de comemoração ao dia daquelas(es) que fazem diferença no cotidiano da Instituição. Realizado no Hotel Windsor Flórida, no Flamengo, o evento foi uma oportunidade de encontro e diálogo com uma série de atividades especialmente pensadas para a data.

A cerimônia de abertura começou com uma apresentação da Orquestra Música Encantadora, projeto voltado para crianças e jovens da comunidade Terra Encantada, na Pavuna. Em seguida, durante a mesa institucional, as pessoas presentes se emocionaram ao relembrar os caminhos que a Defensoria percorreu nos últimos anos para se tornar um órgão fortalecido como é hoje.

- É um privilégio compartilhar tantas histórias. Nós vimos a Instituição mudar muito nesses últimos anos e isso seria impossível sem o apoio de vocês. Todos os servidores, extraquadro e cedidos, ajudaram a construir essa Defensoria fortalecida, democrática, que valoriza a classe. Essa luta não pode parar porque não existe Instituição sem vocês. Muito obrigado a cada um que está aqui hoje, vocês fazem a diferença! - ressaltou o defensor público-geral, Rodrigo Pacheco.

Também presente no evento, o presidente da Associação dos Servidores da Defensoria Pública do Rio (Asdperj), Leonardo Quintão, também recordou os avanços conquistados pela Administração Superior em benefício das(os) servidoras(es). Entre eles, a criação do Plano de Cargos e Carreiras (PCCs), o auxílio saúde e o esforço para o aumento do auxílio-alimentação em valores mais próximos de suas necessidades, entre outros.

- Eu tenho muito orgulho de tudo o que conseguimos conquistar para a classe e tenho certeza que a nossa luta por um quadro de servidoras e servidores valorizados na Defensoria será constante. A pandemia da Covid-19 certamente foi um período muito difícil, mas que nos fortaleceu como Instituição e por isso nós temos muito a comemorar, vocês fizeram um trabalho incrível para não deixar a população desassistida em nenhum momento, disse Quintão.

Uma homenagem mais que especial

Em um dos momentos mais emocionantes da comemoração, a Defensoria homenageou servidoras e servidores que completaram 25 anos de casa. Beatriz Cavalcanti, Andre Luis Ribeiro,  Claudia Marques, Georgina Pereira, Leila Gonçalves, Marcia Fernandes e Maria Amelia de Lima receberam uma placa como agradecimento pelos anos de serviços prestados à Instituição.

Após as homenagens, quem estava presente no evento pode assistir a palestra “A arte de inovar”, realizada pela gerente de inovação e gestão na Procuradoria Geral Do Estado, Suzana Magalhães. Ainda durante a manhã foi exibido o vídeo da campanha sobre o Preenchimento do Quesito Raça/Cor nos sistemas da Defensoria.

Um dia pensado para as(os) servidoras(es)

A agenda de atividades do evento foi totalmente pensada para atender às(aos) servidoras(es) da Instituição. Palestras sobre educação financeira, atuação estratégica e dificuldades de atenção e memorização, além de oficinas de inovação, artesanato e técnicas de respiração e alongamento, fizeram parte da programação.

- Nós pensamos neste dia especial para atender todos os pedidos da classe e tem sido bem bacana ver uma resposta positiva do público em relação às palestras e oficinas. É muito importante que eles se sintam valorizados pois eles são o motor que move as engrenagens da defensoria - destaca a Coordenadora de Recursos Humanos, Érica Almeida.

Além das atividades, o evento também contou com sorteios de brindes, como bolsas de pós graduação, ingressos de cinema, vale-livros e vale-presentes, graças ao apoio da Fesudeperj, Asdperj, Cejur e Adperj. Um coquetel e um show da artista Dandara Alves encerraram o dia.

– O evento demonstra o compromisso da instituição com a valorização das servidoras e servidores e, mais do que isso, em estimular uma cultura de valorização constante que passa necessariamente pela democratização de oportunidades de capacitação e pelo fomento à educação continuada. E foi muito gratificante ver o envolvimento dos servidores, tanto na escolha dos temas quanto na presença durante todo o dia – ressaltou a diretora do Cejur, Adriana Britto.

Confira as fotos do evento aqui.
Texto e Foto: Jéssica Leal.



VOLTAR