A Coordenação de Saúde e Tutela Coletiva da Defensoria do Rio (Cosau) realiza na próxima sexta-feira (25) um evento para apresentar os planos de trabalho desenvolvidos e as ações pensadas e executadas até o momento por cada um dos oito Núcleos Regionais de Tutela Coletiva da DPRJ e colher contribuições para o seu aprimoramento a partir de uma construção coletiva. O encontro será presencial, na sede da instituição, das 9:30 às 12:30.

Voltado para defensoras(es) públicas(os), residentes, servidoras(es) e estagiárias(os) da DPRJ, o evento irá trazer, para aperfeiçoamento e construção conjunta com todas as defensoras e defensores públicos, as ações até então articuladas entre todos os Núcleos Regionais para a superação da pobreza, das desigualdades sociais e garantia do direito humano a um padrão de vida adequado em todo o território fluminense. 

No encontro, a defensora pública Andrea Sepúlveda irá realizar uma explanação sobre o direito humano a um padrão de vida adequado, eixo que norteia a atuação coletiva construída até o momento.

Também haverá apresentaçôes das atuações estratégicas desenvolvidas e executadas nos temas assistência social, saúde, moradia, regularização fundiária, coleta seletiva, segurança alimentar, sistemas estadual e municipal de direitos humanos, quilombolas, educação, racismo religioso e liberdade de fé. Neste momento, participarão as(os) seguintes defensoras(es): João Helvécio, Maísa Sampaio, Nathália Carneiro, Thaís Lima, Karine Terra, Lívia Corrêa, Renata Antão e Andrea Sepulveda.

Ao final, será aberta uma roda de conversa para escuta, troca de experiências e contribuições entre todas(os) que participarem do evento. 

Segundo a Coordenadora de Saúde e Tutela Coletiva da DPRJ, Thaísa Guerreiro, o evento irá colaborar para a concretização da missão constitucional da Defensoria Pública de promoção e defesa intransigente dos direitos humanos, por intermédio de uma atuação integrada, coordenada e harmônica.

- Todos os oito Núcleos Regionais elaboraram planos de trabalho que dialogam entre si e se articulam em prol da concretização de políticas públicas estruturais e essenciais à concretização do direito humano a um padrão de vida adequado que precisam ser implementadas em todo o território fluminense, sem prejuízo de ações específicas condizentes com as peculiaridades e realidades regionais, afirma a coordenadora. 

A expectativa é que, a partir da apresentação desta atuação e das ações pensadas e executadas até o momento, o evento possa incentivar com efeitos permanentes a troca de experiências entre todas as defensoras e defensores públicos, com foco no aprimoramento e integração entre os diferentes olhares e modos de atuação institucional.



VOLTAR