A defensora pública Katia Varela Mello foi reeleita para ocupar o cargo de corregedora-geral da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. A votação foi realizada nesta segunda-feira (23), durante reunião do Conselho Superior, a primeira com a nova defensora pública-geral, Patrícia Cardoso. 

Candidata única, Kátia Varela ficará à frente da Corregedoria Geral por mais um biênio, 2023-2024. A defensora Simone Mendes continua no cargo de subcorregedora-geral e as defensoras Alessandra Pinto Fernandes, Fabiana do Amaral Cardinot, Jucyane de Castro Borba Santos e Sonia Maria Arruda Gonçalves Nunes estarão na assessoria. A solenidade de posse será realizada dia 03 de fevereiro, na sede administrativa da DPRJ, no Centro do Rio.
 
Filha de defensor público e com uma trajetória de 30 anos na Defensoria, Varela trouxe durante a reunião do Conselho um panorama geral do que foi feito e afirmou ter trabalhado zelando de forma intransigente pela efetividade da autonomia e independência, necessárias para o desempenho no órgão. 

— Tem sido um aprendizado constante e diário. Quanto maior é a percepção externa de que o órgão processa com agilidade, atua e responde com eficiência, maior é a procura. Não há expediente sem resposta - ressaltou a defensora.

A nova corregedora-geral passou 23 anos ininterruptos na área criminal, sendo os últimos anos na Classe Especial. Sua trajetória inclui a participação na comissão para a elaboração de minuta de projeto de alteração da lei complementar Nº 6 de 12 de maio de 1977, bem como a comissão setorial de gestão do projeto "Plano Plurianual", participando da comissão de defesa criminal e das pessoas privadas de liberdade. A defensora também integrou a banca de Direito Penal dos últimos dois concursos para ingresso na carreira inicial da DPRJ.

A eleição, durante a reunião, foi transmitida no canal do Youtube da DPRJ, acesse aqui.



VOLTAR