A defensora pública-geral, Patrícia Cardoso, recebeu nessa terça-feira (31), na sede da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ), a advogada Heloisa Aguiar, que atualmente está à frente da Secretaria da Mulher do Estado. O encontro teve como objetivo criar uma parceria para dialogar sobre a experiência da DPRJ na defesa dos direitos da mulher e a construção de políticas públicas que a atual secretária quer desenvolver. 

A reunião contou também com a participação da subdefensora pública-geral Institucional, Cíntia Guedes; a coordenadora de Defesa dos Direitos da Mulher (Comulher), Flávia Nascimento; a coordenadora do Núcleo especializado de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) Matilde Alonso; a defensora pública titular do Nudem, Márcia Fernandes; e a superintendente de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Tatiana Queiroz. 

Durante a conversa, as defensoras puderam compartilhar sobre as práticas desenvolvidas na área, apresentar a estrutura da Coordenação e a atuação do Nudem nas questões de gênero em seus 25 anos de história. Patrícia Cardoso, primeira mulher a ocupar o cargo de defensora geral no Rio de Janeiro, destaca que o tema atravessa a vida de todas as mulheres.

- A força da nossa atuação na defesa dos direitos da mulher é resultado de anos de investimento institucional nessa pauta. Foi construído uma nova cultura, aos poucos, a partir do momento que entendemos que esse tema precisava de atenção. Talvez eu nem me sentisse à vontade para concorrer se o tema não tivesse tanta força na instituição, disse Cardoso, que tem sua equipe de apoio majoritariamente composta por mulheres. “Não adianta eu ter o discurso e não conseguirmos colocar em prática”, completou.

Além da apresentação da história de atuação do Nudem, o encontro possibilitou a conversa sobre parcerias ligadas à educação em direitos e a colaboração na elaboração de uma agenda de prioridades para nortear as atividades da Secretaria, baseada na experiência de atendimento da Defensoria. A defensora Flávia Nascimento evidenciou a importância desse trabalho ser feito em rede e como esse diálogo direto com a sociedade civil é um dos pontos fortes na experiência da instituição, única no sistema de justiça com essa característica. 

- Articular essa rede faz com que todos os aparelhos se fortaleçam e, dessa forma, podemos fomentar a construção de políticas públicas dentro da necessidade de quem está vivendo as violações, disse a defensora.

A secretária da Mulher, Heloísa Aguiar, registrou sua satisfação em poder contar com a Defensoria para elencar as prioridades e urgências nessa temática.

- É muito bom conhecer a trajetória da defesa da mulher na Defensoria e, hoje, ver um trabalho tão consolidado. Estamos fazendo o dever de casa para compreendermos mais sobre as demandas dessa área e essa casa é a nossa maior parceira, por conta da experiência e toda a interlocução com a sociedade, concluiu a secretária.

Confira as fotos do encontro!

 

Texto: Jaqueline Banai



VOLTAR