O Dia Nacional da Defensoria Pública, celebrado no dia 19 de maio, ganhou mais uma comemoração hoje (26): a tradicional missa em homenagem à instituição realizada no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, promovida pela Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Rio de Janeiro (Adperj). 

O Padre Omar Raposo, reitor do Santuário, recepcionou as pessoas presentes na cerimônia, que foi conduzida pelo Padre João Damasceno com auxílio do subdefensor público-geral de Gestão da DPRJ e também diácono, Marcelo Leão. O subdefensor agradeceu a presença de todas e todos e o acolhimento carinhoso do Santuário.

Ao final da missa, a defensora pública geral, Patricia Cardoso, se emocionou e ressaltou a importância do momento.

— Para mim, é muito emocionante estar aqui rezando com vocês e comungando da mesma fé — afirmou Cardoso. 

A presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Adperj), Juliana Lintz, destacou o papel transformador da instituição.

— A Defensoria, além de justiça, traz cidadania às pessoas mais vulneráveis — disse Lintz.

Também presente na missa, a primeira dama do estado do Rio de Janeiro, Analine Castro, parabenizou a assistência da Defensoria à população.

— Estamos todos juntos, na mesma missão, cada um no seu papel, mas a função final é fazer a vida do outro melhor — afirmou a primeira dama.

Também prestigiaram a celebração a secretária estadual da Mulher, Heloisa Aguiar, e o deputado estadual e presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da ALERJ, Fred Pacheco.

No Dia Nacional da Defensoria Pública (19/05), o Cristo Redentor ficou iluminado de verde, assim como a Roda Gigante Yup Star Rio, o Museu de Arte do Rio, os Arcos da Lapa, a Igreja da Candelária e o Palácio Tiradentes (Alerj). Essas iniciativas homenageiam o trabalho da Defensoria há quase dez anos e contam com o apoio do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, em parceria com a Adperj.

As homenagens também buscam dar visibilidade à campanha nacional da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), apoiada pelas associações estaduais e  Defensorias, que neste ano tem como tema os direitos das pessoas com deficiência, com o slogan “Defensoria Pública: em ação pela inclusão”.



VOLTAR