A Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Mulher (Comulher) da Defensoria do Rio deu início, na última quarta-feira (13), à 5° edição do  Curso de Formação de Defensoras Populares – Educação em Direitos para Mulheres. O encontro foi marcado pelo debate sobre políticas públicas de enfrentamento e prevenção às várias formas de violências contra as mulheres e a importância da educação em direitos com mulheres e coletivos para o aperfeiçoamento da atuação das instituições e dos serviços.

Para ministrar a aula inaugural, que aconteceu no auditório da Instituição, foram convidadas a cientista política, doutora em História e Bens Culturais e professora da PUC Rio, Ana Paula Conde, e a deputada e presidenta da Comissão da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Renata Souza.

Presente na aula de abertura, a defensora pública-geral do Estado, Patrícia Cardoso, reforçou a importância do projeto na garantia dos direitos das mulheres e disse que pretende participar ministrando a aula sobre direito do consumidor. 

— É uma alegria imensa estar aqui hoje nessa aula inaugural desse projeto tão importante. Ver essas mulheres potentes reunidas mostra que estamos no caminho certo. Vai ser uma honra, como a primeira defensora pública-geral, participar do curso e dividir com vocês essa vivência de tantos anos de serviço público.— disse Cardoso.

Com o objetivo de se aproximar das moradoras e as profissionais dos serviços de apoio às mulheres em situação de violência na cidade do Rio de Janeiro, em especial das mulheres e coletivos de mulheres de territórios periféricos, o curso tem como principal temática a educação em direitos e a discussão sobre assuntos relacionados à realidade da mulher na sociedade brasileira. Desta vez, o projeto vai acontecer semanalmente na sede da DPRJ, a partir do dia 20 de setembro.  

Iniciado em 2018, o projeto já conta com 165 mulheres certificadas - as “dpops”, como ficaram conhecidas - e outras tantas que participaram de maneira descontinuada da formação. Desde então, o curso já passou por São Gonçalo, Baixada Fluminense e Zona Norte.

— Esperamos que mais uma vez o Dpops seja um espaço de trocas, afetos, onde todas as mulheres envolvidas pensem no acesso à justiça e apliquem os conhecimentos adquiridos no curso em seus territórios. Estamos vivendo um momento onde os indicadores de feminicídio estão cada vez maiores, por isso é tão importante que haja essa troca de conhecimento de como enfrentar a violência de gênero — ressaltou a coordenadora de Defesa da Mulher da DPRJ Flávia Nascimento.

Nas aulas, as 100 alunas inscritas nesta edição, vão aprender sobre assuntos como gênero e raça; história dos movimentos de mulheres na perspectiva étnico-racial, classe e território; diversidade sexual e cidadania; construção de direitos; saúde da mulher; combate ao feminicídio e a violência de gênero, direito do consumidor bem como a atuação da Defensoria Pública na defesa dos direitos das mulheres.

Participaram da aula-inaugural a diretora de capacitação do Centro de Estudos Jurídicos, Bruna Pizzari; a supervisora de Monitoramento do SUAS/SMDS da Prefeitura de Macaé e defensora popular do Norte Fluminense, Elaine Antunes; a superintendente da Secretaria Estadual Especial das Mulheres, Tatiana Queiroz; a subsecretaria na Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher da Prefeitura do Rio, Lidiane de Paula, bem como o ouvidor-externo da DPRJ, Guilherme Pimentel.

A realização do curso tem o apoio do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) e da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Fesudeperj).

Texto: Jéssica Leal.
Veja as fotos do evento aqui.



VOLTAR