O passeio, além de proporcionar conhecimento histórico, também marcou o primeiro dia do acompanhamento psicológico para os alunos do Projeto

 

Na última sexta-feira (15), o Projeto Acelerando a Escolaridade levou seus alunos para conhecer o Espaço Cultural da Marinha. A iniciativa é desenvolvida pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) junto a pessoas em situação de rua. A atividade extraclasse teve por objetivo ampliar o conhecimento dos participantes sobre a história. Além dos professores, também estiveram presentes duas psicólogas responsáveis pelo acompanhamento psicológico dos estudantes.

O passeio foi organizado pelo professor voluntário do projeto e oficial da Marinha da Reserva, Luiz Otávio Mantovaneli. Ele leciona Artes e Inglês no Acelerando e teve a ideia de levar os alunos ao passeio para exercitar, também, a imaginação.

- Estar dentro de um navio já é uma coisa um pouco diferente, agora estar dentro de um navio de guerra é mais ainda. Tem muito detalhe pra ver, e a gente pode usar um pouco da fantasia para se colocar no lugar do outro e se imaginar numa situação dessa, além de ser uma experiência histórica - disse o professor.

Na visita, os alunos entraram em um helicóptero de guerra, um submarino e um navio da Segunda Guerra Mundial. Durante toda a experiência, o suboficial Ribeiro, foi responsável por guiar a turma enquanto explicava o contexto histórico de cada meio de transporte. O passeio teve duração de três horas. 

- Todo passeio que os professores organizam é válido pela aprendizagem e conhecimento da vida - disse Vera Lúcia, uma das alunas do Acelerando.

O dia foi marcado, também, pelo início do acompanhamento psicológico dos alunos pelo projeto. Estavam no local duas estudantes de psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que usaram deste primeiro momento para conhecer um pouco mais cada aluno. Elas também puderam observar como os estudantes interagem fora de aula. A estudante de psicologia Maria Júlia Perrenoud explicou o porquê:

- A gente precisa conhecer essas pessoas e quais são as demandas delas. Não tem como a gente chegar com um projeto previamente elaborado. Temos que conhecer o grupo. Esse é o primeiro passo para a implementação do acompanhamento psicológico. O passeio foi excelente porque nos permitiu conhecê-los fora do ambiente de uma sala fechada, em um ambiente mais descontraído - finalizou Maria Júlia.

 

Projeto alfabetiza e prepara para exames nacionais


O Acelerando a Escolaridade conta atualmente com 28 alunos divididos em turmas de alfabetização, ensino fundamental e médio, explica Ana Paula de Souza, auxiliar do Acelerando a Escolaridade junto à Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Fesudeperj), onde ocorrem as aulas. No passeio, estiveram presentes 10 estudantes e três responsáveis.

- Esse é um projeto que a Defensoria faz com o intuito de trazer conhecimento para que possam estudar e fazer o EJA [Educação de Jovens e Adultos], o ENEM [Exame Nacional do Ensino Médio], o ENCCEJA [Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos], e assim sair da onde eles estão - explicou.

Texto: Carolina Calháu.



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