O bairro é o mais antigo da cidade de Paraty e abriga oito comunidades costeiras

 

A sexta edição do Defensoria nas Ilhas desembarca em Paraty Mirim, Litoral Sul do Estado, no próximo sábado, dia 11. Na ação, será possível realizar exames de DNA, ter orientação jurídica para abertura de ações de Família, Cível e Consumidor, além da emissão de ofícios de gratuidade para segunda via de documentos e habilitação para casamento.
 
– Nós estamos muito empolgados para ir em Paraty Mirim, intensificar e estreitar ainda mais os vínculos com os moradores. É muito especial quando o defensor vai até esses locais, sente as necessidades e ouve a voz dessas comunidades. – diz a defensora titular de Paraty, Renata Jardim da Cunha Rieger.

Renato Vieira é morador da comunidade caiçara de Paraty Mirim. Para ele, a ação vai ser muito importante para as pessoas que moram nos arredores. 

– Antes a gente tinha 11 horários de ônibus, hoje só temos 4. Fica muito ruim para se locomover, ainda mais depois da enchente do ano passado, quando a ponte teve que ser bloqueada. Eu acho que a vinda da Defensoria vai ser muito importante para nos ajudar com as nossas questões. Vai ser minha primeira vez em um Defensoria nas Ilhas e estou com grandes expectativas – diz Vieira.

Paraty Mirim é o bairro mais antigo da cidade de Paraty, onde está localizada a Igreja Nossa Senhora da Conceição, a terceira igreja mais antiga do Brasil. Além da comunidade caiçara, abriga também a aldeia indígena Itaxim e outras seis comunidades costeiras.

Texto: Carolina Calháu



VOLTAR