A sexta-feira (10) foi de celebração para mais de 200 servidoras e servidores da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) que participaram de um evento alusivo a 28 de outubro, dia no qual o país reconhece o trabalho realizado por quem integra o serviço público. 

O Dia da Servidora e do Servidor da DPRJ, nome do evento, aconteceu no hotel Windsor Florida, no Flamengo. Ao abrir a celebração, a defensora pública-geral Patrícia Cardoso destacou a importância da atuação do quadro de apoio da instituição, tanto na atividade meio como na atividade fim. 

“O crescimento da Defensoria Pública veio na sequência da conquista do quadro de apoio próprio, pois a instituição adquiriu musculatura para se expandir. Hoje é um dia de agradecimento. Temos muito a comemorar”, afirmou. 

O defensor público-geral de Gestão, Marcelo Leão, também destacou a importância do trabalho das servidoras e servidores. “Vocês fazem a instituição. Vocês são a Defensoria. No órgão de atuação, vocês estão no lugar ‘onde Deus os colocou’ para que as pessoas que precisam de nossos serviços sejam ouvidas”, disse fazendo referência à letra de uma música. 

A defensora Denise Firemand, secretária de Gestão de Pessoas, ressaltou os avanços, incluindo a convocação dos candidatos aprovados no último concurso para os cargos disponíveis. “Queremos entregar uma Defensoria estruturada para que vocês possam exercer suas atividades em um ambiente de qualidade. A partir do reconhecimento da nossa instituição que a gente consegue almejar conquistas”. 

A defensora Bruna Pizzari, diretora de Capacitação do Centro de Estudos Jurídicos, afirmou que os servidores são muito importantes para a missão institucional de promover acesso à justiça a quem precisa e o bem-servir. “Que vocês continuem nesta luta com todo o vigor”, ressaltou. 

O presidente da Associação de Servidoras e Servidores da Defensoria Pública (ASDPERJ), Leonardo Quintão, fez um resgate histórico das conquistas obtidas pelo quadro de apoio da instituição, como a aprovação do plano de carreiras e salários. “Hoje é dia de comemorar as conquistas, e não lamber as feridas. Estamos aqui hoje para celebrar nossa vitória. Não só pela questão financeira, mas também pelo nosso orgulho de ser servidor da Defensoria Pública”.

A vice-presidente da Associação das Defensoras e Defensores (ADPERJ), Andrea Senna, destacou que hoje é um dia de gratidão e união. “Temos que ser gratos, pois pertencemos a uma carreira tão significante, que faz o bem sem olhar a quem, buscando aquele ideal de bem-estar social. Não somos só um grupo, tampouco uma equipe. Temos que ter a ideia de sermos um time, o que remete à ideia de convergência de propósito”, destacou.

Também estiveram presentes na mesa de abertura o defensor Felipe Almeida, presidente da Fesudeperj, e Milka Maria, coordenadora de Recursos Humanos.

Confira as fotos do evento.

 



VOLTAR