Os defensores públicos Marcelo Galliez e Marcelo Carletto; o subdefensor geral, Marcelo Leão; e a defensora pública-geral, Patrícia Cardoso na entrega dos troféus

 

Na última quinta-feira (9), a Defensoria Pública do Rio de Janeiro realizou a entrega dos troféus do VI Concurso de Redação da Defensoria de Duas Barras. O tema deste ano foi “Sustentabilidade” e, no total, seis crianças foram premiadas. O evento aconteceu na sede da APAE da cidade.

Voltado para estudantes do 6° ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal, o projeto é uma parceria entre a Defensoria Pública do Estado e a Secretaria de Educação de Duas Barras. Entre os prêmios para as(os) vencedoras(es) estão notebooks com um ano gratuito de acesso à internet, tablets e livros.

Marcelo Carletto, defensor público de Duas Barras e idealizador do evento, discursou sobre a importância da educação para a formação do ser humano e o papel da Defensoria Pública nesse processo. 

– A Defensoria Pública vai muito além de falar em processos, de defender pessoas, uma das funções da defensoria é exatamente essa, e ao meu ver ela não é nem um pouco menos importante que nossa função processual. Nós não transformamos nada através de processos, a gente transforma educando – enfatizou.

Márcia Barria, pedagoga e professora de ciências, acredita que os temas abordados nos Concursos são relevantes e agregam no cotidiano do estudante. 

– Eu acho que a presença da Defensoria aqui é de uma importância fundamental, os temas que vêm sendo abordados são sempre muito importantes e muito propícios. A sustentabilidade está no nosso dia a dia e é um assunto que tem que ser discutido – diz a pedagoga.

O estudante Thales Gonçalves, de 14 anos, ganhador de um dos notebooks e 2º lugar no concurso, diz estar surpreso por ganhar e feliz com a oportunidade de aprender mais sobre o tema. 

– Assisti a várias palestras ao longo do ano, foi preciso muito estudo para escrever a redação. O que mais me marcou é perceber que a sustentabilidade é algo fácil de ser aplicado, na teoria, mas na prática as coisas acabam sendo um pouco diferentes – diz o estudante.

O Concurso teve início a partir do projeto “Médicos na Escola”, uma iniciativa da Defensoria para levar saúde às escolas públicas da cidade. O tema do ano que vem será Combate ao Cyberbullying, e assim como os anos anteriores, terão palestras e aulas sobre o assunto para construir opinião crítica nos alunos e ajudá-los no melhor aproveitamento do tema, além de auxiliar também no combate efetivo contra o cyberbullying.

Veja as fotos da premiação aqui.

 

Texto: Carolina Calháu



VOLTAR