A primeira edição do Defensoria em Ação nos Quilombos em 2024 já tem data marcada. O projeto, que teve início no ano passado, estará no Quilombo Machadinha, no município de Quissamã, no próximo 17 de fevereiro. 

Na ação, que vai acontecer das 9h às 15h na Casa de Artes, a DPRJ estará presente prestando atendimento jurídico gratuito junto ao Detran-RJ, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A assistência prestada vai de acordo com as demandas da comunidade quilombola, apresentas em diálogo com a Defensoria Pública. Além disso, haverá rodas de conversa sobre temas sensíveis e sobre a atuação da DPRJ nos territórios. 

Para a defensora pública Isabela Menezes, coordenadora de Programas Institucionais da DPRJ, o Defensoria em Ação nos Quilombos mostrou resultados bastante positivos ao longo de 2023. Segundo ela, a quantidade de público nesses atendimentos tem aumentado devido à qualidade do serviço prestado e à comunicação feita entre lideranças quilombolas. 

- Há uma troca muito importante e necessária da Defensoria com a comunidade, tradição e conhecimentos quilombolas. No deslocamento, conhecemos a realidade e as peculiaridades dessa população que tanto precisa do nosso trabalho – relata Menezes.

O Defensoria em Ação nos Quilombos segue em 2024 com agenda construída em conjunto com o Coordenação para Promoção da Equidade Racial (Coopera) e a Ouvidoria da DPRJ, além da Associação das Comunidades Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro (ACQUILERJ).



VOLTAR