Nesta segunda-feira (9) a Defensoria Pública do Rio participou do lançamento do aplicativo ‘RJ Digital’. A iniciativa da Secretaria de Estado de Transformação Digital fornece acesso integrado a cerca de 2.500 serviços públicos para toda a população fluminense - o que corresponde a 90% dos serviços fornecidos pelo Governo do Estado atualmente.
— Acompanhar a transformação digital dos processos de atendimento ao público é fundamental para a Defensoria Pública. Afinal, os nossos assistidos são usuários dos serviços que o Estado oferece — afirmou a defensora pública-geral, Patrícia Cardoso.
Pelo aplicativo RJ Digital, já disponível para download, é possível enviar reclamações pelo Procon; agendar atendimentos de identificação civil pelo Detran; fazer boletim de ocorrência; acompanhar o boletim escolar dos filhos; conferir resultados de exames pelo SUS; e registrar empresas na Junta Comercial, dentre outros serviços.
— O cidadão agora vai poder saber como foi o desempenho do filho na escola. Por que quem tem plano de saúde pode saber dos seus exames pelo aplicativo e uma pessoa da rede pública não pode saber? Ir ao Detran renovar a documentação não pode ser algo ruim na vida da pessoa, tem que ser algo rápido. Essa é a proposta do RJ Digital — explicou o governador Cláudio Castro.
Representando a DPRJ no evento, estiveram presentes Patrícia Cardoso, defensora pública-geral; Marcelo Leão, subdefensor público-geral de Gestão; e Maria Carmen de Sá, assessora parlamentar e de assuntos institucionais. Entre as autoridades presentes - além do governador do Estado - estavam José Mauro de Farias, secretário de Estado de Transformação Digital; Flávio Rodrigues, presidente do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj); Claudia Mello, secretária de Estado de Saúde; Demétrio Abdennur Farah Neto, controlador-geral do Estado; Sergio Tavares Romay, presidente da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) e Igor Marques, subsecretário de Estado de Comunicação Social.
Texto: Nathália Braga