Com uma plateia participativa, não faltou assunto no auditório da sede administrativa durante a oficina inaugural do Workshop de Prática e Argumentação Jurídica Antirracista. O evento aconteceu hoje (13) e marca o início da capacitação oferecida pela Defensoria Pública do Rio, em parceria com o Núcleo de Justiça Racial e Direito da FGV-SP.
Na mesa de abertura, participaram a defensora pública-geral, Patrícia Cardoso; a coordenadora de Promoção da Equidade Racial (Coopera) da DPRJ, Daniele Silva; o diretor-geral do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), Henrique Guelber; e o professor de Direitos Humanos e Discriminação na FGV Direito de São Paulo, Thiago Amparo.
— Iniciativas como esse workshop colocam uma lente de aumento para que a gente consiga identificar nossos atendimentos que aparentam não ter absolutamente nada a ver com uma questão racial, mas que na verdade têm. A gente precisa saber lidar com isso de uma maneira mais técnica, para prestar um serviço de melhor qualidade ao nosso público, que é majoritariamente composto por pessoas negras — ressaltou Patrícia Cardoso, defensora pública-geral.
Henrique Guelber, diretor-geral do Cejur, falou sobre a procura pelo curso:
— O workshop de Prática e Argumentação Jurídica Antirracista é mais iniciativa de capacitação necessária, assim como a que fizemos sobre Atuação com Perspectiva de Gênero. Esses cursos que estamos conseguindo desenvolver batem 300 inscrições. Ou seja, sentimos que estamos no caminho certo que precisamos trilhar.
Daniele Silva, coordenadora de Promoção da Equidade Racial da DPRJ, falou sobre a importância da iniciativa:
— Quem quiser encarar a questão vai perceber que o racismo é uma opressão onipresente na sociedade brasileira. Então, eu convido a todas e todos a embarcarem nesse workshop com força. Vocês vão ser multiplicadoras e multiplicadores desse conhecimento de que racismo não se debate apenas na área criminal.
Intitulada ‘Sistema de justiça, Defensorias Públicas e a necessidade de uma prática interseccional’, a oficina inaugural foi ministrada pela professora Maira Machado, coordenadora do Grupo de Pesquisa em Direito e Violência de Estado da FGV-SP e pelo professor Thiago Amparo, coordenador do Núcleo de Justiça Racial e Direito da FGV-SP. A íntegra da oficina inaugural e dos demais encontros do Workshop de Prática e Argumentação Jurídica Antirracista ficará disponível na plataforma do Programa de Educação Continuada (PEC) da Defensoria do Rio.
Confira o cronograma dos próximos módulos do workshop:
Teses de Defesa Criminal: 20/09 e 27/09, das 9h às 13h
Teses de Defesa Cível: 04/10, 11/10 e 18/10, das 9h às 13h
Veja também as fotos do evento