O projeto "Defensoria em Ação no Campo" esteve em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, no último sábado (21). A ação social aconteceu no Assentamento Zumbi dos Palmares, Núcleo 4, em Campelo.

Durante a ação, moradores da região tiveram acesso a uma variedade de serviços essenciais. Entre eles, a emissão de documentos, fundamental para garantir a cidadania e o acesso a direitos básicos. Também foram oferecidas orientações jurídicas para a abertura de ações nas áreas de família, cível e consumidor.

Os usuários também solicitaram ofícios de gratuidade para a segunda via de documentos e para consultar e/ou receber orientação sobre benefícios sociais, incluindo o Bolsa Família, BPC/Loas, Aposentadoria Rural, salário-maternidade, pensão por morte e auxílios emergenciais e Doença. 

A iniciativa contou com a parceria do Detran; do Incra; da Defensoria Pública da União (DPU); do MST e do Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular Luiza Mahin (Najup/UFRJ).

- A 'Defensoria Pública no Campo' é uma ponte entre os direitos humanos e a realidade de quem vive longe dos grandes centros urbanos - afirma a defensora pública Isabela Menezes, coordenadora-geral de Programas Institucionais (COGPI) da DPRJ.


Texto: Pedro Augusto P. da Silva 



VOLTAR