Defensoras e defensores públicos da ativa e aposentadas(os) participaram, nesta sexta-feira, 8, da votação para a formação da lista para o cargo de defensor(a) público(a)-geral no biênio 2025/2026. Foram contabilizados 1.025 votos válidos - 99,2% do total de votantes -, apurados imediatamente após o encerramento da votação, que foi inteiramente eletrônica. 

O resultado será enviado ao governador Cláudio Castro, que tem 15 dias, a contar do recebimento da lista, para publicar a nomeação no Diário Oficial do Estado. O candidato Paulo Vinicius Cozzolino foi o mais votado, com 650 votos (63,4% do total). A candidata Patrícia Cardoso Maciel Tavares recebeu 375 votos (36,5% do total).

Perfil dos candidatos

Paulo Vinicius Cozzolino Abrahão está no segundo mandato consecutivo como presidente da Caixa de Assistência aos Membros da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Camarj). Defensor público desde 2006, atuou em 28 municípios, em órgãos de diversas atribuições. Foi defensor titular em Campos, São Pedro da Aldeia, Queimados e hoje é titular da 1ª Vara Cível de Nilópolis. Além da vida acadêmica como professor, em 2015 foi diretor administrativo da Fesudeperj. Em 2016, esteve à frente da secretaria-geral da Defensoria.

— Eu tenho que agradecer muito a todo mundo que acreditou na gente, a todo mundo que ficou ao nosso lado nessa campanha, que acreditou, que está aqui. É a possibilidade de uma renovação, de continuar crescendo. A Defensoria está dando certo há 70 anos, e vai continuar dando certo por mais 70, 140 anos. Eu queria, de verdade, convidar todo mundo mesmo para comemorar, não a eleição, mas a Defensoria — disse o candidato Paulo Vinicius Cozzolino.

 

Patrícia Cardoso Maciel Tavares se elegeu defensora pública-geral para o biênio 2023/2024 e foi a primeira mulher a ocupar o cargo. É defensora desde 1994 e hoje titular da 3ª DP junto a 4ª Câmara Criminal. Foi subcoordenadora de superendividamento, em 2013, e coordenadora do Nudecon, de 2015 a 2020. Em outubro de 2020, assumiu a Coordenadoria Cível da Defensoria.

— Queridas e queridos colegas, gostaria de saudar todas as eleitoras e os eleitores que participaram do pleito, que se findou nesta sexta-feira, dia 8 de novembro de 2024. Os que votaram e os que não votaram em mim. De minha parte, continuarei trabalhando como sempre trabalhei, pelos mais vulneráveis e acreditando na Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro como agente de transformação social, e garantidora dos direitos humanos. Muito obrigada — concluiu a defensora pública-geral, após a finalização da contagem de votos.

Texto: Valéria Rodrigues



VOLTAR