Neste sábado (9) a Defensoria Pública fez uma ação social no Parque Madureira. O evento, realizado em parceria com o Detran, registrou 94 pessoas atendidas. Esta foi a última ação social especial pelos 70 anos da Defensoria Pública, que percorreu outros seis municípios do estado antes de chegar à zona norte carioca oferecendo serviços gratuitos e uma exposição sobre a história da instituição.

 

Valmir Fernandes (80), morador da Vila Isabel, afirma que a rapidez do atendimento fez o deslocamento até Madureira valer a pena: 


— Soube de tudo pelo jornal e hoje foi uma maravilha. Não passei sufoco, nem precisei de agendamento. Só trouxe meus documentos e vim. Tudo foi feito com muita rapidez e eu já sei quais são os próximos passos — disse Valmir antes de voltar para casa.

 

A Defensoria Pública do Rio atendeu em parceria com o Detran na Nave do Conhecimento do Parque Madureira, cobrindo desde questões jurídicas de baixa complexidade às de documentação civil. Tânia Maria e Cristiane Martins, que são mãe e filha, aproveitaram a chance de resolverem diferentes pendências:
 

— Consegui orientação jurídica e logo em seguida renovei a minha identidade. Também chamei a minha mãe enquanto estava na Defensoria e ela chegou a tempo de conferir um caso de direito do consumidor. Foi a minha tia quem nos avisou sobre o evento — narrou Cristiane.

 

O direito da família foi outra vertente atendida pela ação social, o que ajudou Denise Marques e Renato dos Santos a encontrarem a solução para formalizar um divórcio após cinco anos de muitas tentativas:

 

— Antes de chegar aqui, passamos pelo cartório e tivemos vários pedidos complicados de documentação. A gente já não sabia mais o que fazer, mas hoje saímos com a questão resolvida — comemorou Denise.

 

Já a exposição "70 anos: do sonho à luta" foi dedicada a resgatar a história da Defensoria Pública do Rio de Janeiro e sua luta pela redução das desigualdades, com conquistas significativas ao longo das décadas. A mostra contou com painéis, um totem interativo e uma área lúdica, proporcionando aos visitantes momentos de descanso e informações sobre a atuação da DPRJ em todo o estado.

Para a defensora pública Isabela Menezes, a ação social no Parque Madureira completa um ciclo de celebração:

 

— Celebrar os 70 anos da Defensoria Pública do Rio de Janeiro com a realização de ações sociais para atendimento à população é uma oportunidade para reafirmar nosso compromisso com a justiça social e a proteção dos direitos daqueles que mais precisam. As sete ações promovidas, que se encerram neste sábado, reforçam a importância dos nossos serviços e nosso empenho em garantir acesso à justiça para todos. —  afirmou a coordenadora-geral de Programas Institucionais da DPRJ, Isabela Menezes.

 

Antes de Madureira, a Defensoria Pública em Ação passou por outros seis municípios: Niterói, Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Petrópolis, Macaé e Volta Redonda.

Veja as fotos do evento aqui: https://www.flickr.com/photos/dpgerj/albums/72177720321814577 

 

Texto: Nathália Braga



VOLTAR